Serra Negra inicia captação de água do Rio do Peixe

A Prefeitura de Serra Negra realizou nesta quinta-feira, dia 7, na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro da Serra, a inauguração da instalação de um sistema de captação de água no Rio do Peixe, no Bairro do Salto.

O sistema inaugurado garante captação de 50 litros/segundo teve investimento de aproximadamente R$ 300.000,00 da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

Segundo informações da Prefeitura de Serra Negra, a instalação do sistema ocorre em função da crise hídrica que assola o País, a fim de suprir a demanda de água bruta necessária na ETA, para atender cerca de 5.000 imóveis na cidade.

O prefeito Elmir Chedid (DEM) disse na ocasião da inauguração da obra de captação de água do Rio do Peixe
é de suma importância para que não ocorresse o desabastecimento de água potável para grande parte da população de Serra Negra.

Segundo o prefeito, “a concessão da coleta, tratamento e distribuição de água, além de coleta, afastamento e tratamento de esgoto à Sabesp no município, em 1998, em minha primeira gestão como Prefeito, com apoio do Deputado Estadual Edmir Chedid, garantimos que não faltasse água à população”.

Participaram da cerimônia o Superintendente Regional da Sabesp Franca, Gilson Santos de Mendonça; o Chefe de Gabinete, Rodrigo Demattê Angeli e os vereadores César Borboni (Nei), Presidente do Legislativo, e Renato Giachetto.

Águas de Lindoia também quer Captar água do Rio do Peixe

rio do Peixe
O prefeito Gil Helou junto ao superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado (Daee), em junho de 2018 (Arquivo / PMAL)

O plano é antigo, de 2018, ou seja, há três anos a Prefeitura de Águas de Lindoia e o SAAE Ambiental querem captar água do Rio do Peixe. Em junho de 2018, o prefeito Gil Helou (PSDB) se reuniu com o superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado (Daee).

No ocasião, Gil Helou tratou de dois assuntos: o desassoreamento do lago do Cavalinho Branco e o projeto para a obra de captação de água do Rio do Peixe. As duas ações integravam um Plano de Ações lançado pela Prefeitura e pelo SAAE Ambiental para garantir melhores condições de captação, tratamento e distribuição de água, em Águas de Lindoia.

A obra no Cavalinho Branco, já foi feita, porém a captação de água ainda aguarda estudos para a viabilização. O objetivo da  captação no Rio do Peixe  é aumentar o volume de água para o abastecimento do município. A estimativa do SAAE Ambiental naquela época era de que o Rio do Peixe teria a capacidade de fornecer 120 litros/s, o que garantiria o abastecimento total da cidade.

A água captada no Rio do Peixe seria direcionada para a Estação de Tratamento de Água do Jaboticabal, a ETA II, do Kalil. Segundo informações da Prefeitura de Águas de Lindoia, a viabilização do projeto de captação de água em Lindoia, no Rio do Peixe, está em fase de licitação.

Foto: Divulgação / Reprodução Facebook

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/25/crise-hidrica-ambientalista-cria-roteiro-de-acoes-para-aguas-de-lindoia/