Crise Hídrica: Ambientalista cria roteiro de ações para Águas de Lindoia

João Luís Souza Almeida estuda o tema e apresenta 37 ações para Águas de Lindoia ter água o ano todo

Nesta sexta-feira, dia 24, o administrador e ambientalista João Luís de Souza Almeida encaminhou para o Tribuna das Águas um estudo feito por ele, com informações sobre formas de se buscar o equilíbrio hídrico em Águas de Lindoia.

O texto, fruto de pesquisas ao longo de mais de 30 anos de atuação do ambientalista em defesa do acesso a água e a preservação das fontes de recursos e produção de águas, chega num momento em que há um vazio do poder público em apresentar um projeto que efetivamente enfrente a crise hídrica deste ano de 2021.

João Luís é natural de Águas de Lindoia e estuda a questão da água por entender que é hora de agir.

“O futuro é agora. As ações presentes são essenciais para , um pouco por dia, alcançar o futuro almejado. O planejamento deve ser reconduzido à seu lugar de destaque nas atitudes de esferas de governo. Não se faz, se não se começa a fazer. Somos o que somos porque fizemos o que fizemos. Devemos fazer o certo, o tempo. Sem perder tempo”, destaca o ambientalista

João Luís integrou o Movimento da Cidadania pelas Águas, na década de 2010, com estudos e debates, e é crítico sobre a busca por fontes de água que acabe com a escassez em Águas de Lindoia.

“A melhor água é a nossa, porque está aqui. É disponível e alcançável. Então, pense bem. Trazer água bruta do Rio do Peixe! O mesmo rio que já está superexplorado, devastação de matas ciliares, assoreamento pelo deslizamento de suas margens e tem as menores vazões históricas no século XXI. Em mais algumas décadas, a “solução Rio do Peixe” será o “problema Rio do Peixe”, que deixará de abastecer sazonalmente e com qualidade cerca de 150 mil pessoas de quatro municípios que dele dependem”, pontua.

O ambientalista defende que a primeira premissa da gestão hídrica consciente seja a produção de água bruta localmente, e no caso de Águas de Lindoia, não parece difícil.

ambientalista
João Luís Souza Almeida, administrador e ambientalista (Divulgação)

Dados apresentados pelo ambientalista como possibilidades de ações de curto, médio e longo prazo para resolver a questão a crise hídrica:

1. Caracterização dos verdadeiros problemas que afetam a questão dos recursos hídricos:

  • Falta de água bruta (quantitativo).
  • Crescimento do consumo de água tratada.
  • Perdas na distribuição de água tratada.
  • Expansão urbana.
  • Mudança climática (macro e micro clima).
  • Degradação do meio ambiente.
  • Especulação turístico-imobiliário.
  • Falhas de gestão hidrogeológica.
  • Falhas de gestão de geotécnica.
  • Péssimo aproveitamento pluviométrico.
  • Descompromisso empresarial.
  • Impermeabilização do solo.
  • Poluição das águas

2. Estratégias: como enfrentar o problema da crise hídrica em Águas de Lindoia

  • Alta, média e baixa complexidade (ac, mc e bc).
  • Maior ou menor custo financeiro (Mcf ou mcf).
  • Maior ou menor prazo de implementação ( Mpi ou mpi).
  • Efetividade alta ou baixa (Ea ou Eb).
  • Sazonalidade (Sz).

3. Ações estruturantes: Qual a base dos estudos para se projetar as mudanças? Onde se apoiar.

  • EC -Estudos científicos -> sem a ciência aplicada, nenhum avanço se alcança.
  • AC -Ações coerentes -> é preciso ter sendo de realidade, oportunidade e conveniência.
  • IC – Integração e convênios -> não se resolve definitivamente o tema, sem buscar um ambiente de colaboração.

Como o Poder Público pode investir para obter água, sem crise e resolver a escassez que se repete ano a ano? Veja alguma sugestões de João Luís:

  1. Captação e tratamento do córrego Irineu Sumam. Distribuição por gravidade para Jardim Meridien, Nova Lindoia, Le Vilette e centro – mc, mcf, mpi, Eb e AC.
  2. Barramento de cerca de 100 em 100 metros do Ribeirão da água quente da Rodoviária à Praça para aproveitamento de reserva desperdiçada e bombeamento reverso para ETA 1. É Ação pública ou terceirizada por licitação. – bc, mcf, mpi, Ea ,Sz e AC.
  3. Construção de ” piscinões ” para armazenamento de água bruta de origem pluvial e proteção a enchentes catastrófiscas. Os locais sugeridos a estudar são o jardim Maciel, Cavalinho Branco, jardim Paraiso e Avenida Monte Sião a montante do Balneário – ac, Mpi, Mcf, Eb ,Sz e AC.
  4. Perfuração de poços profundos e semi profundos para captação de água subterrânea, desde que restritos a aquíferos confinados, não contribuintes das fontes radioativas do Balneário ou de engarrafamentos de água mineral – mc, Mcf, mpi, Ea ,Sz e EC.
  5. Armazenamento de água pluvial para tratamento e purificação localizada em bairros, reduzindo consumo de água da rede do SAAE. Será essencial contratar estudo de viabilidade, localização e gestão por empresa de ilibado saber científico no assunto – ac, mcf, mpi, Ea ,Sz e IC.
  6.  Bombeamento de água bruta do Grande Lago de Lindoia para Nova ETA ao lado da ETE do Barreiro ou para ETAs atuais por bombeiro da água captada ou para tancagem elevada e posterior tratamento, se necessário. É essencial prévio estado de viabilidade de cada possível caminho adotado. O bombeamento de água do grande lago de Lindóia antecede a eventual captação da água do Rio do Peixe, há poucos km dali – ac, Mcf, Mpi, Ea e IC.
  7.  Bombeamento de água bruta do Ribeirão do Jaboticabal para ETA próxima do lago do Kalil.- ac, Mcf, mpi, Ea e AC.
  8. Bombeamento de água bruta do Rio Eleutério, firmado convênio com município de Monte Sião recalque até ETAs atuais ou nova a ser construída nas proximidades de ETE Jardim Europa e Oscar Inn – ac, Mcf, Mpi, Ea e IC.
  9. Bombeamento de água bruta das nascentes do Rio das Pedras em Águas de Lindoia SP, no bairro dos Francos e Tanques para córrego do Kalil ou Ribeirão das águas quentes – bc, mcf, mpi, Eb ,Sz e EC.
  10. Bombeamento de água bruta do Rio das Pedras em Monte Sião MG , por recalque até a Fazenda Morro Pelado e aproveitamento da drenagem natural de cotas altas da microbacia do Ribeirão da Água Quente para reforço hídrico dos reservatórios a céu aberto – ac, Mcf, Mpi, Ea ,Sz e IC.
  11. Bombeamento de água bruta do Ribeirão da ponte nova por recalque na Serra dos Coitos e aproveitamento da drenagem natural de cotas altas da microbacia do Ribeirão da água quente para reforço hídrico dos reservatórios a céu aberto – ac, Mcf, Mpi, Eb ,Sz e IC.
  12. Criação do prêmio anual ” produtor de água ” pela Prefeitura ou SAAE para premiar as pessoas físicas ou jurídicas no município que fornecem incrementos de oferta de água bruta aos aquíferos subterrâneos ou superficiais, em dados comparativos , aferidos anualmente . O prêmio pode ser honorífico, financeiro ou publicitário, por exemplo neste caso, ao constar premiado na capa de cada talão de IPTU impresso e remetido para cada imóvel da cidade, acessível a cada morador ou turista que recolhe anualmente o tributo – bc, mcf, mpi, Ea e AC.
  13. Destaque anual ao ” preservador das águas ” , por entrega desse título, por parte da Câmara Municipal de Águas de Lindoia, após votação para aprovação do(s) laureado(s, a ou as)e propositura de projeto de lei para inclusão na galeria do título meritório mais importante de Águas de Lindoia – bc, mcf, mpi, Ea e AC.
  14. Definição das áreas de recarga do Ribeirão da água quente e entorno (Balneário) e implantação de um plano de manejo hídrico para sua recuperação e ampliação de oferta sazonal, com uso de infiltração, injeção, barragens e arborização adequada – ac, mcf, Mpi, Ea e EC.
  15. Parcerias público-privadas, entre engarrafamentos de água, hotéis, empresas, produtores rurais, SAAE e prefeitura para aproveitamento de sinergias, ociosidades de imóveis e poços existentes e sub-utilizados. Nesta ação, a Municipalidade deve criar programas para consumo consciente de água tratada, adotando soluções tecnológicas, em todos os setores, incluindo hotelaria – ac, mcf, Mpi, Eb e AC.
  16. Reaproveitamento e potencialização  do Projeto Yara, atualizado e reestudado, incorporando o conhecimento  cientifico 25 anos depois de sua concepção. Buscara parceria com entidades ambientalistas de alta reputação,  a exemplo da Associação Ambientalista COPAIBA, do município de Socorro-SP, que detém o patrocínio do programa Petrobras Ambiental  na região. O projeto Yara é peça chave para  todas as demais medidas protetivas  e ações de recuperação  de volume  das águas superficiais  e subterrânea  nas microbacias do Ribeirão  da água quente – bc, mcf, mpi, Ea e IC/EC.
  17. Ampliação física de cinco lagos e tanques  no bairro do Cavalinho Branco  e aprofundamento do leito do grande lago – ac, Mcf, Mpi, Ea ,Sz  e EC.
  18. Estudos sinantrópicos e de manejo  da população  de capivaras que sobrevivem ao redor do  grande lago do Cavalinho Branco. Não se pode pensar em ter a famosa  água limpa de Lindoya nas casas, após receber a defecação de  familias de roedores gigantes e insaciáveis, mesmo havendo um primoroso trabalho de tratamento químico- biológico – ac, mcf,  Mpi, Eb  e EC.
  19. Estudos científicos  para localização e desenvolvimento  de procedimentos para injeção de água nos pontos de recarga  dos aquíferos em determinadas épocas  ou em caráter ostensivo,  conforme objetivos  preservacionistas  e recuperativos almejados, a partir o Plano Diretor de recursos hídricos, já  criado em
    2019  – ac, mcf,  Mpi, Ea , Sz e EC.
  20. Estudos científicos para saneamento básico e gestão de resíduos sólidos  no município de Salto SP, visando importação de melhores práticas ao município  de Águas de Lindoia – bc, mcf, mpi, Eb  e EC/IC.
  21. Difusão de práticas para economia de uso de água e  consumo consciente.Temos exemplos para práticas em condomínios de apartamentos e residências, tais como uso de caixas acopladas ao invés de válvulas hydra,  garrafa pet com água nas caixas acopladas, xixi no banho, uso de água de lavagem de roupas para limpeza de quintais, interiores e veículos, irrigação de plantas e jardins com gotejamento em garrafas pet,  reserva de bombonas com agua pluvial para uso não doméstico, etc – bc, mcf,  Mpi, Eb ,Sz  e AC.
  22. Produção privada de água tratada  por  sobras  de fontes exploradas comercialmente  ou da água  do Balneário, pela própria autarquia . A proposta mais viável  é instalar um hidrômetro de saida da água  a ser enviada ao SAAE.  No caso do Balneário, a água da piscina antiga é trocada semanalmente, podendo  com baixo investimento  ter instalado um aqueduto interligado até a ETA I,. Com essa interligação  já estabelecida, o excedente das fontes Beleza, Filomena, Madame Curie e, especialmente, São Roque poderão compor um envio regular e medido para a ETA, inclusive com remuneração  a ser acordada.- ac, mcf, mpi, Ea ,Sz  e AC.
  23.  Viabilização  de lei de confisco de água reservada em lagos,  tanques e poços em situações de declaração  de emergência ou calamidade pública . É situaçâo rara e extrema que deve ter previsão  legal – ac, mcf,  mpi, Ea ,Sz  e IC.
  24.  Criação de procedimentos legais para o licenciamento anual de represas,  lagos e barragens, visando planejamento hídrico e controle de problemas  de geotecnia – bc, mcf, mpi, Eb  e AC.

Outras propostas

O documento ainda aponta ações para as empresas e a comunidade. No total são 37 ações que podem abrir o debate e o cronograma para a busca de alternativas para a crise hídrica, mas foi reduzido aqui em 24 ações.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/24/variante-delta-tem-8-confirmacoes-em-socorro/