Fogo consome mata no Cavalinho Branco em Águas de Lindoia

Um grande incêndio atingiu a área de mata do Cavalinho Branco, em Águas de Lindoia, na noite de terça-feira, dia 28, formando um cordão de fogo até o Jardim Mirante, no trecho identificado como Vovô Durão. O fogo teria começado às 21 horas e só foi controlado às 5 horas desta quarta-feira, dia 29.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Águas de Lindoia, Eduardo D’Aragona Malheiro, a origem do incêndio aponta para uma situação criminosa.

“Os moradores viram 2 motos no local no início, estamos levantando as imagens da câmera dos moradores”, informou. Uma investigação deve determinar as reais causas do incêndio que quase atingiu residências no Jardim Mirante.

Ainda segundo Eduardo D’Aragona Malheiro, o fogo se alastrou rapidamente e o trabalho da Defesa Civil, dos voluntários e PM Corpo de Bombeiros foi muito difícil. “O fogo estava em vários pontos do morro e a nossa preocupação é que ele chegasse até as residências. Como de fato, chegou até o fundo de algumas residências”, explicou.

Apesar da proximidade do incêndio com as moradias, o fogo não atingiu as casas, de acordo com informações da Defesa Civil.

Nesta quarta-feira, por volta das 9 horas, a Defesa Civil foi informada que o fogo voltou a consumir a área verde entre a Rua Boa Vista e a rua Bela Vista. Até o fechamento desta matéria, homens da Defesa Civil e voluntários, além do Corpo de Bombeiros de Lindoia controlavam o novo foco de incêndio.

Na ação, atuaram para conter o incêndio além da Defesa Civil de Águas de Lindoia e seus Voluntários, a PM Corpo de Bombeiros de Lindoia, do Meio Ambiente Bombeiros Voluntários, os funcionários do SAAE Ambiental e moradores.

Vídeo de uma moradora divulgado pelas redes sociais mostra a situação e o rastro de fogo próximo ao centro de Águas de Lindoia (reprodução)

 

 

Queimada é crime

Segundo a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, em seu artigo 54, a queimada urbana é crime poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora.

Também é proibida a queima de lixo doméstico, pois  pode causar sérios problemas como provocar risco de incêndio em proporções maiores, podendo destruir a vegetação, residências além de causar a morte de animais nas redondezas.

Fotos: Redes Sociais / Reprodução /Facebook

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/28/aguas-de-lindoia-faz-repescagem-de-1a-dose-para-18-anos/