Gabriel Azevedo é bronze no Brasileiro de Karatê

Quatro atletas das cidades de Monte Sião e Águas de Lindoia participaram da competição no Ceará

O atleta Gabriel Azevedo conseguiu a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Karatê neste sábado, dia 11. E ganhou as duas primeiras lutas e perdeu a final da sua chave, mas na repescagem, em uma luta fantástica que valia a medalha de bronze, saiu vitorioso.

Gabriel Azevedo para chegar até a competição em Caucaia, no Ceará, além das dificuldades financeiras, Gabriel teve que perder mais de 10 kg em menos de um mês para competir na categoria -60 Kg.

Campeonato Brasileiro de Karatê

Cerca de 600 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal, com idade de 18 anos acima disputaram o Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza/CE. Quatro atletas da região participaram deste evento, reconhecido como o maior evento do esporte no país.

Na sexta-feira, dia 10 e no sábado, os atletas região participaram da competição: Tainah Silva, de Lindoia,  treina na Academia União Shotokan Bela Vista, de Águas de Lindoia, do professor Giovani Barel; Matheus Cadan e Henrique Navi,  de Águas de Lindoia e treinam na mesma academia de Tainah. Os três são filiados à Federação Mineira de Karatê.

Já, Gabriel Azevedo, de Monte Sião, da Academia Dojo Kai, dos professores Fábio Cadan e Paulo Simões, é filiado à Federação Paulista de Karatê e representa o Clube São Caetano.

Por causa da pandemia, em 2021 o Campeonato Brasileiro foi “fatiado” separando as categorias por idade. Assim, acontecerão mais dois eventos nacionais até o final do ano: um para atletas até 14 anos e outro para os atletas de 15 a 17 anos.

Desempenho dos atletas

Na Campeonato Brasileiro, Tainah Silva lutou na sexta-feira, dia 10, e sofreu uma entorse no joelho na primeira luta. Ela abandonou a competição.

Os homens lutaram no sábado, dia 11. Matheus Cadan e Henrique Navi fizeram venceram as primeiras lutas, mas acabaram caindo nas lutas seguintes e ficaram fora do pódio. Segundo Fábio Cadan, pai de Matheus, “foi um drama mas valeu a pena”.

Gabriel Azevedo conseguiu a medalha de bronze.

Karatê
Gabriel Azevedo, Tainah Silva e Matheus Cadan no Campeonato Brasileiro de Karatê

 

karatê
Henrique Navi, no Campeonato Brasileiro de Karatê – 2021

Financiamentos, apoios e patrocínios

De acordo com Fábio Cadan, técnico da Academia Dojo Kai, para os atletas competirem no Campeonato Brasileiro de Karatê tiveram a colaboração de familiares  e empresas solidárias, além de apoio das Secretarias de Esporte.

“Todos atletas fizeram tudo que foi possível para representar muito bem suas academias, suas cidades, seus clubes e suas federações. Novos planejamentos começam a ser feitos visando a preparação para futuras competições”, comenta Fábio Cadan.

Ele agradece a todos que colaboraram e apoiaram estes caratecas que dedicam-se há mais de uma década ao karate e ao esporte.

Muitas da colaborações vieram da vaquinha e de doações via Pix. De acordo com Fábio Cadan ” As doações e vaquinha arrecadou 78% dos gastos (passagem, hospedagem, inscrição, transfer, alimentação e teste RT-PCR). O restante conseguimos com doações diretas por PIX”.

Fotos: Reprodução / Facebook

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/11/lago-do-cavalinho-branco-esta-com-5-de-sua-capacidade-e-kalil-15/