Matheus Cadan faz vakinha virtual para disputar Campeonato Brasileiro de Karatê

Matheus Cadan pratica karatê há 13 anos e convive com as dificuldades do esporte em conseguir apoio, por isso sua família está fazendo uma vakinha virtual para sua participação no Campeonato Brasileiro de Karatê, na próxima semana.

O atleta vivencia uma situação inusitada, pois é atleta da Academia lindoiense União Shotokan Bela Vista, do professor Giovani Barel em Águas de Lindoia, mas é filiado à Federação Mineira de Karatê. Em seu histórico consta inúmeros títulos regionais, estaduais e nacionais. Matheus Cadan integrou a Seleção Brasileira de Karatê por 2 anos, representando o Brasil em Campeonatos Sulamericanos (Colômbia, onde ficou na quinta colocação e Bolívia, onde conquistou a medalha de bronze).

O atleta também esteve nos Jogos Panamericanos (Argentina – quinto lugar e Equador) e  no Mundial (Ilhas Canárias/Espanha). Matheus Cadan foi o líder do ranking nacional quando estava na categoria júnior, porém passou por grave lesão em 2018, ficando afastado das competições até 2019.

No ano seguinte, em 2019, já na categoria adulto, voltou para o tatame, com resultados expressivos nos circuitos regional e estadual. Foi quinto colocado no Campeonato Brasileiro de Karatê 2019. Em 2020 não houve competições em razão da pandemia.

Agora, em 2021, participou no início de agosto, na cidade de Passos (MG), da seletiva para o Campeonato Brasileiro, quando conquistou a vaga após ótima atuação. O Campeonato Brasileiro de Karatê 2021 será disputado entre os dias 8 e 12 de setembro na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE).

Reprodução / Geraldo De Paula

Vakinha virtual

Matheus Cadan precisa juntar R$ 3 mil para participar da competição na próxima semana, no Ceará. Os gastos necessários para viabilizar a participação no Campeonato Brasileiro de Karatê incluem: Inscrição, hospedagem, transporte, alimentação, exames de covid, entre outros.

Diante do empenho do atleta, seus familiares resolveram lançar a vakinha virtual http://vaka.me/2322710 com a finalidade de arrecadar doações para custeio dos gastos da competição.

Segundo os organizadores da ação, “muitas pessoas solidárias estão colaborando. A família agradece todos que já ajudaram e estimulam o atleta a participar do maior evento esportivo do Caratê no país. Até este momento, o valor arrecadado foi de cerca de 60% do necessário. Ainda dá tempo de ajudar”, destaca texto encaminhado ao Tribuna das Águas.

Outra forma de colaborar é através de transferência de qualquer valor para o PIX 14112064608.

A Secretaria de Esportes de Águas de Lindóia (SERJ) está colaborando com o transporte de ida e volta do atleta para o aeroporto. Do lado mineiro não há nenhuma subvenção.

Falta de apoio ao esporte

Outros atletas da região que também pretendem disputar o Campeonato Brasileiro de Karatê 2021 e estão com as mesmas dificuldades financeiras são: Henrique Navi (mesma academia de Matheus e Tainah Silva) e Gabriel Azevedo (atleta de Monte Sião da Academia Dojo Kai, dos professores Fábio Cadan e Paulo Simões, que vai representar o Estado de São Paulo).

Matheus disputa a categoria mais difícil do campeonato (kumite – 67kg). Henrique disputa a categoria kumite +84 kg, Tainah disputa a categoria kumite -68kg e Gabriel disputa a categoria kumite -60 kg.  Todos atletas intensificaram bastante os treinamentos e estão prontos para este desafio gigante em suas carreiras.

Cadan

Tainah Silva, companheira de treino de Matheus e Henrique, já está em Fortaleza para disputar dois campeonatos: o primeiro o Meeting Nacional Sênior, ela lutou na categoria 18 anos e acima, até 68 kg,  no domingo, dia 29 de agosto, e consegui a medalha de bronze. O segundo evento será o Campeonato Brasileiro de Karatê entre os dias 8 a 12 de setembro. Estas duas competições somarão pontos para um ranking especial que definirá quem será o representante do Brasil no Campeonato Mundial Sênior de Karatê que será realizado no próximo mês de novembro em Dubai.

Incentivo ao esporte

A Prefeitura de Lindoia , através da Lei 1126/2009, viabilizou a ida da atleta Tainah para Fortaleza para a disputa tanto do Meeting Nacional Sênior, quanto o Campeonato Brasileiro de Karatê. O valor repassado para a atleta R$ 1200,00.

Fotos: Reprodução / Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/31/balneario-de-aguas-de-lindoia-retoma-banhos-nesta-quarta-feira-dia-1o/