Incêndio doméstico é controlado pela Defesa Civil e Bombeiros de Lindoia

Um incêndio doméstico foi controlado na manhã desta quinta-feira, dia 02, nas Casas Populares, pela Defesa Civil de Águas de Lindoia, PM Bombeiros de Lindoia e teve apoio dos Bombeiros Voluntários.

A ação ocorreu por volta das 9 horas, e segundo o coordenador da Defesa Civil de Águas de Lindoia, Eduardo D”Arangona, a equipe foi acionada para atender uma ocorrência nas Casas Populares, Rua Castro Alves, nº 6, fundos. As informações preliminares indicavam que o incêndio doméstico teria começado após o morador colocar em funcionamento um fogão a lenha e os ventos migraram as chamas para próximo de uns carros e objetos que estavam próximo, o que causou o início do acidente.

Na ocorrência estiveram os Bombeiros Voluntários, a Defesa Civil de Águas de Lindoia e os Bombeiros da PM, de Lindoia. O fogo foi controlado também com a ajuda do caminhão pipa do SAAE Ambiental. Com o controle das chamas de forma rápida, não houve vítimas, apenas prejuízos materiais, como carros que estavam no quintal e foram atingidos pelas chamas entre outros.

 

Incêndios domésticos: Saiba como evitar

Veja algumas dicas para evitar incêndios domésticos. Fique atento e previna-se!!!

  • Inspeção da casa: Fiação elétrica doméstica e encanamento de gás merecem atenção.
  • Ao usar o fogão, não saia da cozinha: Caso você precise sair de perto do fogão enquanto estiver cozinhando, o mais indicado é desligar todas as bocas. Cozinhar desatentamente está entre as situações mais comuns que acarretam incêndios domésticos. Caso surja o fogo, sufoque o fogo com a tampa da panela e desligue o fogão, imediatamente. Não mova a panela, tampouco use água, pois a água superaquecida pode se transformar em vapor, causando queimaduras graves.
  • Extintores de incêndio: É aconselhável considerar a possibilidade de instalar extintores de incêndio para combater o fogo dentro ou fora de casa.
  • Aquecedores: Cheque seus aquecedores, pois merecem muito cuidado.
  • Materiais inflamáveis como cortinas e sofás devem ficar distantes de aquecedores portáteis;
  • Cabos de extensão não são viáveis para aquecedores.
  • Aquecedores devem estar apoiados em superfícies sólidas. Jamais coloque-os em mesas, cadeiras ou em lugares que possam tombar;
  • Líquidos inflamáveis: Em hipóteses alguma, armazene líquidos inflamáveis próximos a fontes de calor. Qualquer líquido que seja inflamável deve ser armazenado ao ar livre ou em um cômodo separado.
  • Cabos de extensão para ar condicionado: Nunca use cabos de extensão para aparelhos de ar condicionado, pois um cabo superaquecido se assemelha a um aquecedor elétrico fora de controle.
  • Velas, lâmpadas a óleo e iluminadores com chamas abertas: Muito cuidado com estes itens. É importante cobrir a chama com uma estrutura de arame para impedir que caia algo sobre a mesma. A estrutura evita, também, que crianças ou animais de estimação toquem na chama. Ao sair do cômodo, apague tudo.
  • Isqueiros e fósforos: É muito comum crianças brincarem com isqueiros, fósforos ou outros acendedores. Ensine-os e mantenha estes objetos fora de seu alcance. Crianças são, geralmente, causadoras e vítimas de incêndios.
  • Apague o fósforo após o uso: Após usar um fósforo, deve-se, rapidamente, colocá-lo na água para extinguir qualquer chama ou brasa que possa provocar um incêndio na cesta de lixo
  • Problemas elétricos ou odores estranhos: Caso suspeitar ou observar problemas deste gênero, acione, imediatamente, um especialista para averiguar a questão.

Foto: Divulgação / Defesa Civil de Águas de Lindoia

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/01/variante-delta-sp-divulga-lista-com-1-caso-em-serra-negra-e-3-em-socorro/