Sarapatel Nº7, por Ismael Rielli

Sarapatel Nº7

O amortecedor (Ciro Nogueira) não funciona.

O posto Ipiranga não presta mais informações.

Ninguém doma o boquirroto Átila.

Ele não enganou ninguém. Veio pra destruir. Em dois anos e meio já destruiu o IBAMA, o INPE, a Fundação Palmares, a Cinemateca, a Secretaria de Cultura, os Ministérios do Meio Ambiente, da Saúde, e o da Educação, a FUNAI, a Amazônia. Semeou a cizânia com competência ímpar.

*****

O sujeito bate à porta de uma casa e assim que um homem abre, lhe diz:

– O senhor podia contribuir com o Lar dos Velhinhos?

– É claro! Espere um pouco que eu vou buscar a minha sogra.

IGREJA CATÓLICA ORECISA SE PRECATAR.

Brasil e Indonésia eram os 2 maiores países católicos do mundo.

Segundo José Eustáquio Diniz o Brasil vive um momento de transição religiosa, com o declínio de católicos e ascensão de evangélicos.

Até o ano que vem, os católicos cairão para menos da metade da população, 49,9 % e os evangélicos serão 31,8%. Em 2032 os evangélicos chegarão a 39,8%, suplantando os católicos com 38,6%.
Também o numero de espíritas cresce. Percebo isso pela procura de livros espíritas em nosso Sebo.

Convém destacar a ajuda social de todas essas seitas, incluindo aí os maçons que não são “semostradores” e, sem alarde, fornecem cadeiras de roda, dentre outras benemerências.

Cultos evangélicos, com as mais variadas denominações, pipocam por todos os cantos. Peritos em arrecadar, dão assistência a seus fiéis mais precisados.

Também dão assistência o centro espírita Bezerra de Menezes, e Irmã Branca, mensalmente, distribuindo um bom número de cestas básicas. Distribuem também roupas usadas aos necessitados.

Mais antiga, agora com duas paróquias, a Igreja Católica tem tido sorte, ao receber padres carismáticos, cultos dinâmicos e cativantes.

Com suas várias e variadas pastorais ela sabe dosar atividades religiosas com as sociais sempre atenta aos pobres e carentes.

Tempos pandêmicos suspenderam suas festas tradicionais, que, breve, voltarão.

A Cristo Rei, uma igreja moderna, diferente, parecida com um módulo lunar, deve sua instalação no coração da cidade a algumas pessoas que passo a enumerar, certamente esquecendo alguns:

Higino Bozetti, Mario Yamatoque, Antônio João (construtor), Francisco Fugisse (autor do projeto), Ivo Carotini, prefeito nomeado por Abreu Sodré, de quem era amigo, governador Sodré que cedeu em comodato o terreno para a Cúria.

É por isso que aquela Praça se chama Idalina Costa de Abreu Sodré, mãe do governador.

A capelinha interna, agora desativada, transferida, foi implantada pela família do Dr Adolfo.

A imagem do Cristo Rei, veio da estranja, da Espanha. Doação da recém finada Carmen Ruete, esposa do Virgolino, de Itapira.

A majestosa igreja da Sé, no marco zero de São Paulo começou a ser edificada em 1913. Sofreu duas paralisações, decorrentes das duas guerras mundiais. Foi inaugurada, ainda incompleta, em 1954, ano do quarto centenário de São Paulo, ano de muitas inaugurações como o Parque Ibirapuera.

Na cripta da catedral da Sé estão sepultados alguns cardeais. O ultimo deles foi o cidadão Aqualindoiense, o intimorato D. Paulo Evaristo Arns.

Sarapatel Nº7
Catedral da Sé, São Paulo, SP (Reprodução)

Até 2019 a cidade de São Paulo tinha 5779 templos religiosos.

Em primeiro lugar a igreja católica com 731.

Em 2019 havia no Brasil 577 shoppings, 182 no estado de São Paulo.

 

Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel Nº7

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/08/sarapatel-no-6-por-ismael-rielli/