MEDICINA TRADICIONAL versus MEDICINA ALTERNATIVA??

SAÚDE:
– é a harmonização das energias do espírito, da alma e do corpo;
– é o desenvolvimento consciente de capacidades não aproveitadas até o momento;
– é o caminho de autoajuda com uma nova consciência.

Todos nós estamos acompanhando e admirando o enorme progresso da tecnologia nos últimos anos, especialmente no campo da Medicina. Sem dúvida, foram obtidos resultados maravilhosos.

Entretanto, a maior parte da humanidade está sofrendo de muitos problemas que parecem não ter solução ou até se agravam pelo tratamento inadequado, porque a medicina tradicional se baseia sobretudo nos sintomas apresentados ou relatados pelo doente.

É primordial reconhecer que todo e qualquer sintoma tem uma origem, e essa origem que deve ser descoberta em primeiro lugar, está quase sempre na situação emocional da pessoa, invisível a olho nu. Uma vez descoberto o verdadeiro motivo da doença, a recuperação é rápida, pois permite tratar o mal na raiz, sem fazer do paciente uma cobaia.

Aqui, os métodos da “Medicina Alternativa” – que preferimos chamar de MEDICINA COMPLEMENTAR – poderão ser empregados com grande sucesso. (Referimo-nos à homeopatia, acupuntura, radiestésica, astrologia, bioressonância, ideologia, musicoterapia, etc.). Convém esclarecer que a denominação “medicina alternativa” leva a uma interpretação errônea, pois de fato é uma “medicina complementar” que auxilia o diagnóstico e o tratamento corretos.

Para o bem de todos, precisamos de um entrosamento entre as duas linhas, quer dizer, uma maior abertura da consciência e da compreensão nos dois lados. Não vamos descartar os avanços da cirurgia, as técnicas modernas de tratamento e restauração, mas também não podemos concordar com o sistema de “retaliação” do corpo humano, entregando -nos a especialistas que só se preocupam com um determinado órgão – aquele de sua especialização – sem visar o homem como um todo e sem medir as consequências de um tratamento unilateral.

Necessitamos urgentemente de uma Medicina Holística que visa o tratamento nos três níveis: físico, mental e espiritual.

Vivemos em uma época revolucionária sob todos os pontos de vista.

Quando falamos de “abertura da consciência”, queremos dizer que, de acordo com as escritas da Bíblia, nós homens fomos abençoados com a centelha divina: o espírito santo. Ora, uma centelha precisa ser atiçada para se tornar uma chama. E quando alimentamos essa chama dentro de nós, estamos energeticamente fortes; a salvação está dentro de cada um de nós.

Sentindo a necessidade de procurar o apoio de médicos, psicólogos, etc., devemos saber que eles nos podem orientar, aconselhar e ajudar, mas o bom êxito da consulta depende de nós, é de nossa responsabilidade. Até Jesus Cristo não curou ninguém. Ao “curar”, ele disse à pessoa: “A tua fé te ajudou”.

 

“A saúde depende mais de precauções que dos médicos”
JACQUES-BÉNIGNE BOSSUET (TEÓLOGO E ESCRITOR FRANCÊS, 1627-1704)

 


 

A COLUNA VERTEBRAL

(continuação)

 

IV – COLUNA LOMBAR

Vertebra

1 – Problemas intestinais (obstipação ou diarreia), colite, sangramento
2 – Acidez, cólicas abdominais, problemas de apêndice
3 – Distúrbios de gravidez, problemas menstruais e da menopausa, impotência, doenças urinárias, dores de joelho
4 – Ciática, problemas de próstata, lumbago
5 – Problemas circulatórios, inchaços e câimbras nos pés e nos pernas

************

 

O SACRO e o CÓCCIX formam a ponta do prumo que a partir da vértice da cabeça cai através da coluna até o centro da bacia, continuando como linha imaginária até em baixo entre os pés. (figura). A área sacro/coccix e toda a região da bacia mostram quanta carga da vida o homem é capaz de aceitar e se ele sente a vida como uma carga e limitação ou não.


REGISTRANDO…

Despedida do ano de 2009 do Clube da Terceira Idade de Águas de Lindóia

 

 

Publicado em 19 de dezembro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.