Medicina Popular: VINAGRE DE MAÇÃ

A medicina popular oferece muitas possibilidades de cura para pessoas que não aceitam como inevitável a decadência das forças físicas, mas que preferem um caminho adequado para se manterem ativas, fortes e saudáveis até o fim de seus dias. Afim de alcançarmos esse objetivo, precisamos observar rigorosamente uma alimentação correta, que é a base da saúde.

Todos os alimentos que provocam uma reação alcalina da urina acima do pH 7.4 devem ser eliminados. Tal reação se dá, quando o motor humano trabalha em excesso; é o caso do estresse. Produtos de farinha de trigo devem ser evitados, substituindo os – se possível – por milho e centéio. Ao invés de açúcar, adotar-se-á mel puro, e as laranjas, cujo suco também provoca a reação alcalina da urina, devem ser substituídas por uvas e maçãs (ou suco dessas frutas). É preciso comer menos carne e mais peixes
que têm um efeito calmante sobre o corpo.

Importante é ingerir diariamente um ácido orgânico para combater o aumento da reação alcalina no sangue que é provocado pelo motor trabalhando com sobrecarga. Convém tomar cada manhã, ainda em jejum, 2 colheres-de-chá de vinagre de maçã em um copo de água. É recomendável evitar bebidas geladas; quentes são melhores. Não se esqueça que o calor acalma o corpo.

Pelos testes efetuados foi comprovado que a reação de manhã, logo depois do descanso noturno, é a mais elucidativa. O próximo horário para o teste é antes do jantar. O teste matinal indica, se o descanso foi suficiente para restabelecer a reação ácida. O teste antes do jantar indica até que ponto a atividade exercida durante o dia tem influência sobre a reação. Apresentando-se a reação um pouco ácida, tudo está em ordem. No caso de reação alcalina, deve-se pesquisar o motivo. Um índice de boa saúde é quando o pH está em torno de 6,4 pH, ou seja, ligeiramente ácida. A execução dos referidos testes é muito simples:

Coloca-se um pedacinho de fita indicadora do fator “pH” na urina. A cor indica o resultado. O pH (= hidrogênio potencial) indica os graus de acidez e de alcalinicidade. O ponto neutro é pH 7. Aumento da acidez é expresso por um número abaixo de 7 e o aumento da alcalinicidade é expresso por um número maior de 7. A acidez máxima é pH 0 e a alcalinicidade máxima é pH 14. Representando cada unidade um logaritmo, existe uma diferença décupla entre cada unidade. Exemplo: pH 5 é10 vezes mais ácido que pH 6! Aumentando a acidez, corremos o risco de contrair artrite, reumatismo, gota, etc. Crescendo a alcanicidade, o risco é ate de câncer. Isso mostra o quanto é importante a alimentação correta.

 

A seguir, alguns exemplos para o uso do VINAGRE DE MAÇÃ:

Artrite – Tomar nas 3 refeições um copo de água com até 10 colherinhas-de-chá de vinagre de maçã e usar, exclusivamente, mel puro para adoçar os alimentos.

Cansaço crônico – Recomenda-se um pequeno banho de vinagre. Depois de colocado uma colher de chá de vinagre em meio copo de água quente, despeje uma colher-de-chá na mão e massageie braço e ombro; em seguida, com outra colher de chá, o outro braço e o outro ombro. Continue dessa forma, sempre com uma colher-de-chá no peito, estômago, nas costas, nas coxas e nos pés. Não usar toalha! Massagear a pele até a água de vinagre desaparecer (o que acontece muito rapidamente).

Coceira – Evitar o uso de sabonete e prosseguir da forma descrita no parágrafo anterior.

Dor de garganta – Gargarejos com vinagre (1 colher-de-chá em um copo d’água). De hora em hora fazer gargarejos com um gole e em seguida ingerí-lo. Repetir uma vez. Quando as dores diminuem, fazer gargarejos cada 2 horas (e da mesma forma).

Dor de cabeça/Enxaqueca – Colocar água e vinagre em partes iguais em um pequeno recipiente, fazendo a mistura ferver lentamente. Quando o vapor sobe e se percebe um calor agradável, inalar 75 vezes.

Envenenamentos – Coloca-se 1 colher-de-chá de vinagre em um copo de água, tomando uma colher de chá cada 5 minutos. Acabando um copo, toma-se um segundo com a mesma mistura, aumentando porém a quantidade para 2 colheres-de-chá cada cinco minutos. A partir do terceiro copo, pode-se tomar um gole cada 15 minutos. Exemplo: acordando com diarréia e ânsia de vómito, o mal-estar desaparecerá até a noite, quando já pode comer alguma coisinha de leve digestão.

Profiláxia – Recomenda-se levar vinagre de maçã nas viagens. Antes das refeições no restaurante, tomar um pouco de vinagre de maçã.

Obesidade – Recomenda-se 2 colheres-de-chá de vinagre para um copo de água nas 3 refeições. Sendo isso impossível, 1 copo de manhã, um copo antes de deitar e o terceiro a qualquer hora durante o dia. O processo de emagrecimento é lento, mas saudável e eficaz.

Pressão alta – 4 copos de suco de maçã ou de uva ou, na falta dessas frutas, 2 colheres-de- chá de vinagre em um copo de água. Evitar sal e usar mel puro.

Tonturas – Usando-se vinagre de maçã da forma descrita (2 colh.-de-chá por copo), no decorrer de duas semanas sentir-se-á uma sensível melhora, a qual progredirá.

As indicações acima se baseiam nos estudos do Dr. D. C. Jarvis, Vermont – E.U.A. O Estado Vermont é conhecido pelo grande número de pessoas que chegam à idade muito avançada, devido ao costume de usar vinagre de maçã regularmente. Naturalmente, o uso do vinagre de maçã é também uma questão individual e depende de cada um fazer as próprias experiências. Entretanto, queremos deixar bem claro que, por exemplo, no caso de emagrecimento, convém consultar antes um médico, pois nem sempre o desejo de emagrecer é compatível com o estado físico da pessoa.

 

Técnicas de Liberação Emocional – “EFT”
(continuação)

5) Ponto embaixo do lábio inferior:
Corresponde ao MERIDIANO DO GOVERNANTE.
Efeito emocionai negativo: vergonha
Inversão positiva: orgulho saudável

6) Ponto da clavícula:
Corresponde ao MERIDIANO DOS RINS.
Efeito emocional negativo: problemas de parceria
Inversão positiva: relacionamentos harmoniosos, calma

 

7) Ponto embaixo da axila:
(encontra-se aprox. 10 cm embaixo da axila)
Corresponde ao MERIDIANO BAÇO/PÂNCREAS.
Efeito emocional negativo: medo do futuro
Inversão positiva: segurança, fé, confiança

8) Ponto da unha do dedão (encontra-se ao lado da unha em direção do corpo, no canto inferior direito):
Corresponde ao MERIDIANO DO PULMÃO.
Efeito emocional negativo: sentimento de culpa, desprezo, arrogância
Inversão positiva: humildade, gratidão, modéstia, tolerância

Observação:
Afim de evitar dúvidas, repetimos os números 5 e 6 que, lamentavelmente, foram objeto de falhas. Pedimos desculpas.

SUGESTÃO DE PENSAMENTOS para a sua MEDITAÇÃO

Visualizamos um mundo, no qual os homens vivem em liberdade total.
Visualizamos um mundo, no qual os homens têm acesso a tudo que necessitam, em abundância e riqueza.
Visualizamos um mundo, no qual os homens desabrocham a plenitude de suas capacidades.
Visualizamos um mundo da alegria de viver, da paz, do amor e da consciência sensual.
Visualizamos um mundo, no qual os homens entram em ligação profunda e carinhosa com a Mãe Terra.
Entregamos esta visualização à força de realização da Mãe Terra e da consciência humana global.

 

 

Publicado em 25 de abril de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.