Águas de Lindoia e Sesi SP selam parceria no projeto Atleta do Futuro

O Prefeito Gil Helou (PSDB) e o Secretário de Esportes, Recreação e Juventude (SERJ), Cristiano Bueno participaram na manhã de terça-feira (22) da assinatura do convênio para a renovação do programa Atleta do Futuro, do Sesi SP, em Águas de Lindoia, selando a parceria por mais um período. Também esteve presente o diretor da bioleve, Sylvio Parente Simões, pois a empresa é apoiadora da SERJ em diversos projetos esportivos.

Realizado pelo Sesi viabiliza o acesso de crianças e jovens com idades entre 6 a 17 anos a prática de esportes. A expectativa é de que 350 alunos sejam beneficiados ainda este ano. O objetivo do programa Atleta do Futuro é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo Sesi SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes.

Segundo os técnicos do Sesi SP, ao promover formação esportiva, o programa permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária.

A parceria com a Prefeitura de Águas de Lindoia prevê que a SERJ irá oferecer espaço físico e professores para a realização das atividades. Já o SESI se encarregará dos treinamentos pedagógicos aos docentes, metodologia e uniformes.

Cada aluno deve receber, gratuitamente, duas camisetas e uma bermuda, para as atividades esportivas. O público alvo do projeto é  o pessoal das escolinhas da SERJ nas modalidades futsal. Futebol, Natação, Ginástica Rítmica e Vôlei.

Atleta do Futuro

As aulas e eventos do programa Atleta do Futuro são planejadas com conteúdo esportivo  adaptada a cada faixa etária e às diferentes modalidades esportivas oferecidas. Entre seis e oito anos de idade os alunos aprendem por meio de atividades lúdicas começando a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas bem como despertam o prazer pela prática esportiva.

Entre 9 e 10 anos os participantes começam a ser iniciados nos conceitos e fundamentos básicos de diversas modalidades esportivas, com o desenvolvimento de atividades e jogos adaptados e pré-desportivos. A partir dos 11 anos os participantes iniciam a participação em uma modalidade esportiva específica com a abordagem dos princípios e fundamentos básicos, evoluindo ano após ano no aprofundamento técnico e tático.

Durante as aulas serão abordados aspectos ou questões que marcam as diferenças no cotidiano dos membros de cada turma. Temas como a variação de habilidades motoras, gênero, raça, realidade socioeconômica, altura, etnia e peso podem surgir espontaneamente durante as aulas e discussões. Caberá ao professor realizar essa mediação, para que o aluno aprenda a conviver com a diferença sem o preconceito. As famílias também são envolvidas no programa por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

Foto: Divulgação / PMAL L. Tucci

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/24/decreto-de-elmir-flexibiliza-funcionamento-do-comercio-em-serra-negra/