Curso de Libras está com inscrições abertas em Serra Negra

A Prefeitura Municipal de Serra Negra, por meio do Fundo Social de Solidariedade, informou nesta terça-feira, dia 20, que permanecem abertas as inscrições para o curso gratuito de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), realizado em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Curso tem carga horária de 40 horas e é totalmente online. As aulas acontecem todos os sábados das 8h00 às 12h00. A carga horária total é de 40 horas e o encerramento está previsto para o dia 18 de setembro.

Segundo a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo do Curso de Libras é conhecer a Língua Brasileira de Sinais a partir de vivência prática e vocabulário básico para comunicação com os surdos. Desenvolver o básico da conversação em Libras por meio de dinâmicas, vídeos e exercícios. Muito importante para profissionais de todas as áreas, especialmente da Educação.

Inscrições: http://bit.ly/LibrasSerraNegra

Libras

O que significa Libras? É a sigla para Língua Brasileira de Sinais. Ou seja, é uma forma de comunicação visual, através de gestos e expressões corporais. Ela é considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. É usada por pessoas surdas e mudas para se comunicar.

De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil.

Libras não é uma linguagem universal, pois a linguagem é o ato da comunicação em si, por isso, a linguagem pode ser verbal, não verbal, escrita e assim por diante. Já, a Língua é sinônimo de idioma, ou seja, um conjunto de palavras e expressões, com regras gramaticais, usadas por um povo.

Libras então é uma língua, pois tem estrutura gramatical própria. Uma das principais características é a sua organização gramatical, onde cada palavra possui um sinal próprio e as suas orações são mais objetivas e flexíveis, mesmo seguindo o padrão sujeito-verbo-objeto em sua maior parte. E é uma língua ainda mais regional que os próprios idiomas, afinal, cada país possui a sua, mesmo falando idiomas iguais.

Saiba mais

Por que aprender Libras?
Para quem gosta muito desse assunto e pensa que ele pode até virar profissão, fique sabendo que existe faculdade de Libras! Existe, inclusive, duas opções de cursos superiores:

Letras com habilitação em Libras
A faculdade de Letras com habilitação em Libras é um curso de licenciatura, geralmente de 4 anos, que prepara o aluno a atuar com Libras e Língua Portuguesa para alunos surdos, desenvolvendo um processo de ensino e aprendizagem. Os profissionais formados nesse curso podem buscar vagas como professores, pesquisadores, intérpretes ou assessores. Ou seja, além de escolas, esses profissionais podem atuar também em centros de idiomas, cursos profissionalizantes; empresas públicas e privadas.

Comunicação Assistiva
Já o curso de Comunicação assistida é uma graduação do tipo tecnólogo, e dura em média 2 anos. Esse curso, além de Libras, também aborda o Braile, que é o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas. Esse curso ensina técnicas e métodos para ampliar a habilidade de comunicação de pessoas com disfunções. O mercado de trabalho é muito parecido com o de quem faz o curso de Letras com habilitação em Libras.

Cursos livres de libras
É indicado para quem deseja aprender Libras para ter uma comunicação eficaz e independente com pessoas surdas e mudas.

Foto: Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/19/serra-negra-tera-eventos-de-tenis-internacional/