Serra Negra: Monumento a Revolução Constitucionalista é revitalizado

Na tarde de quinta-feira, dia 8 , o Prefeito de Serra Negra Elmir Chedid (DEM) fez à entrega do monumento revitalizado em homenagem aos serra-negrenses combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932.
Na obra, localizada em frente ao Paço Municipal, constam os nomes dos voluntários que lutaram pela causa paulista, exigindo do Governo Federal uma nova Constituição, algo que ocorreu dois anos depois.
Com o objetivo de fazer referência a todos os que partiram de Serra Negra para o front, o Elmir Chedid entregou um documento de agradecimento a parentes do combatente José Ramos da Silva, já falecido: netas Valquíria Felipe da Silva e Cláudia Felipe da Silva e bisneto Arthur da Silva Petroli.
A cerimônia foi rápida e com poucos convidados para evitar aglomeração por causa da pandemia. Além de Elmir Chedid e os familiares do homenageado, compareceram: Presidente do Fundo Social de Solidariedade Deborah Chedid; Chefe de gabinete da Prefeitura de Serra Negra, Rodrigo Demattê Angeli; Secretária de Educação e Cultura Maria Rita Pinton; assessora de ensino e supervisão escolar, Sandra Bordini; diretor de Cultura, Danilo Mainente; comandante da Guarda Civil Municipa,l Marcelo Boccato; o GCM Rodrigo Vazan; assessor de gabinete, Wanderlei Lona, integrantes do Grupamento de Atiradores da Reserva (Garam), cabo Burini e soldado Morosi.

Sobre o homenageado José Ramos da Silva

José Ramos da Silva nasceu em 10 de fevereiro de 1907, no Bairro das Tabaranas, na propriedade de sua família. Filho de João Evangelista da Silva Ramos e de Ana Maria de Jesus. Faleceu em 1976.
Muito jovem foi para Campinas a fim de estudar na Escola Liceu de Artes e Ofícios em regime de internato, vindo a profissionalizar-se como mestre de obras, oportunidade em que teve acesso a inúmeras técnicas construtivas.
Após seu retorno, exerceu seu ofício em Serra Negra até ser convocado para se apresentar no Batalhão de Itapira, a fim de integrar os quadros de jovens combatentes na Revolução Constitucionalista.
Com o término da revolução, retomou suas atividades, aplicando seu aprendizado em inúmeras edificações serranas. Um dos exemplos é a construção do antigo cassino, hoje denominado Grand Resort Serra Negra, onde atuou como mestre de obras.
Também foi responsável pela edificação casa da família Rielli, que era localizada na Rua Cel. Pedro Penteado. Algumas de suas obras ainda podem ser vistas na parte superior das antigas casas de sobradinhos da Rua 7 de Setembro, permitindo avaliar as técnicas construtivas e soluções arquitetônicas.
Foi contemporâneo de vários profissionais de Serra Negra, como membros das famílias Lamari, Gambeta e Matedi.
Casou-se com Maria Pinto de Azevedo em 1938, com quem teve sete filhos.
Foto: Divulgação/Reprodução
Veja também: