Avançam as ações de implantação do SAMU em Serra Negra

O Secretário de Saúde de Serra Negra, Ricardo Minosso, esteve na central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bragança Paulista, juntamente com os secretários e equipes técnicas de Saúde do Circuito das Águas, na última terça-feira, dia 10, para participar de uma reunião com o coordenador geral do SAMU Bragança Paulista Israel da Silva e toda a equipe.

“O objetivo foi ajustar o início dos treinamentos das equipes técnicas de condutores, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os municípios aguardam a liberação das viaturas por parte do Ministério da Saúde para que os serviços possam ser estruturados e postos à disposição da população”, disse Minosso.

A base do SAMU de Serra Negra será instalada junto ao Complexo de Saúde, que segue em construção, na Rua Pedro Vieira e Silva, no Centro da cidade.

A obra da sede do SAMU está recebendo um investimento de R$2.313.773,15, com recursos do governo do estado, intermediados pelo Deputado Estadual Edmir Chedid (União) e o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

“Mais um compromisso assumido com a população que estamos cumprindo, tanto com a construção de um complexo de saúde no Centro da cidade, quanto a base do SAMU”, disse o prefeito Elmir Chedid (União).

SAMU Regional

Desde o início de 2022 os prefeitos da microrregião do Circuito das Águas lutam pela criação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional) que irá beneficiar a população em geral.

Em abril de 2022, uma reunião de criação do SAMU Regional contou com a presença dos prefeitos Gilberto Helou (PSDB), de Águas de Lindoia; Luciano Lopes (PSDB), de Lindoia; Elmir Chedid (DEM), de Serra Negra; Carlos Alberto Martins (MDB), de Amparo; e Edson Rodrigo (DEM), de Monte Alegre do Sul.

A proposta do SAMU Regional consiste em definir uma base para atender Águas de Lindoia, Serra Negra, Lindoia e Monte Alegre do Sul. Os quatro municípios confirmaram o interesse e firmaram pacto de criação da base;

Naquela ocasião foi decidido que a base do SAMU Regional complementaria o serviço de atendimento de casos considerados gravíssimos e que necessitem de remoção direta para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – como vítimas de acidentes de trânsito com quadros neurológicos graves, pacientes vítimas de AVC´s ou de problemas cardíacos, por exemplo.

Com a instauração da Base do SAMU Regional, ambulâncias equipadas com UTI ficarão de prontidão para atender em até 25 minutos qualquer ocorrência.

Uma central de regulação ficaria a cargo de definir o direcionamento do atendimento, bem como fazer o contato com os hospitais da região responsáveis por acolher os pacientes e realizar o tratamento adequado para cada caso.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/12/matogrosso-mathias-e-destaque-do-festival-de-verao-de-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/12/carreta-fica-pendurada-em-viaduto-em-mogi-guacu/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/12/leitora-reclama-da-falta-de-limpeza-e-manutencao-da-praca-de-aguas/