Águas de Lindoia invade a Praça Adhemar de Barros

Águas de Lindoia está com uma novidade na Praça Adhemar de Barros, um letreiro estiloso, com o nome da cidade. A obra já ganha a admiração de quem passa e foi erguida nos últimos dias, como um atrativo turístico para aquelas fotos de recordação da cidade.

O obra deve terminar nesta semana,  e trata-se de um letreiro que foi instalado na Praça Dr. Adhemar de Barros, com proporção gigantesca das letras que compõem o nome Águas de Lindoia em branco, vermelho e preto. Cada letra, em concreto, pesa mais de 100 Kg.

O letreiro Águas de Lindoia foi projetado pelo arquiteto Samuel Mantovani e deve ser finalizada ao longo desta semana.

“Quando coube a mim a difícil tarefa de projetar um letreiro num cartão postal da cidade eu sabia que faria o melhor de mim, não queria que ele fosse comum, queria algo diferente! Um letreiro grandioso como nossa cidade! Penso que consegui, ou pelo menos tentei fazer o que acredito! …”, comentou Samuel Mantovani em sua página no Facebook.

O arquiteto complementa: “Ouvi hoje de manhã, “que letreiro diferente e ousado” e foi o melhor elogio que já recebi em anos de profissão! A arquitetura tem que surpreender!”.

Segundo Samuel Mantovani, faltam alguns detalhes de iluminação para finalizar a execução, porém a estrutura  já encanta quem visita a cidade, pela ousadia de tamanho, cores e contraste com a beleza da Praça, principal cartão postal de Águas de Lindoia. O letreiro está entre o lago e a concha acústica.

O arquiteto, Samuel Mantovani, comemora ao lado do secretário de Turismo de Águas de Lindoia, Lauro Franco a execução da obra na Praça Adhemar de Barros (Divulgação / Facebook)

Reforma da Praça Adhemar de Barros

Em fevereiro de 2020 a Prefeitura de Águas de Lindoia anunciou que a Praça Adhemar de Barros, o principal cartão postal de Águas de Lindoia, ia passar por uma revitalização, com a emissão de ordem de serviço para a reforma da Praça Adhemar de Barros.

Em 2020, a Prefeitura de Águas de Lindoia informou que a reforma teria um cronograma especial para não prejudicar os eventos planejados que foram cancelados ou adiados, no entanto, com a pandemia, o calendário de obras sofreu várias alterações.

A revitalização da Praça Adhemar de Barros tem orçamento de R$ 2,6 milhões em recursos do Dadetur e, segundo a Administração Municipal, as obras previstas respeitam o projeto original desenvolvido pelo Roberto Burle Marx, inaugurado na década de 70.

No projeto consta:

  • um novo boulevard para criar um espaço de convivência e alimentação de acordo com o estilo da Praça
  • mais espaço de circulação com visão para o lago e para a praça como um todo
  • Novos banheiros para atender ao crescente número de turistas que visitam a cidade todos os anos.
  • Manutenção na Concha Acústica, nas calçadas, na fonte luminosa e na rede de iluminação
  • Substituição de todas as luminárias por modelos de LED
  • Novos bancos e lixeiras
  • Nova pintura no entorno do parque, no espaço de eventos, nas pontes metálicas e em todo o contorno do lago.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/03/em-aguas-15-doses-astrazaneca-foram-aplicadas-apos-vencimento/