GCM e Vigilância fiscalizam cumprimento de isolamento por Covid-19

Desde a  segunda-feira (21) a Vigilância em Saúde de Serra Negra passou a ter apoio da Guarda Civil Municipal – GCM para fiscalizar o cumprimento de isolamento por pessoas diagnosticadas com covid-19.

Quatro equipes compostas por guardas civis municipais e fiscais da Vigilância em Saúde percorrem a cidade visitando pessoas com covid-19 , aquelas que testaram positivo, e garantir que elas estejam isolamento social.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Serra Negra, caso as pessoas não sejam localizadas nas residências, um termo de constatação será preenchido e encaminhado à delegacia. O descumprimento da medida vai ser enquadrado como crime contra a saúde pública.

Segundo a Secretaria de Saúde, as pessoas em isolamento devem obrigatoriamente atender as regras, estabelecidas inclusive pelo Código Penal, através do art. 268 (infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e art. 330 (desobedecer ordem legal de funcionário público).

Covid-19 em Serra Negra

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado na noite de domingo (20), a estância hidromineral possui 2.741 casos confirmados do novo coronavírus. Deste total, 2.446 moradores estão curados e 203 seguem em isolamento domiciliar. Ao todo, nove pacientes estão internados, sendo sete em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

As faixas etárias que mais possuem casos positivos são dos 31 a 40 anos de idade, e de 41 a 50 anos, segundo relatório da prefeitura. Serra Negra ainda investiga outras 240 notificações suspeitas, sendo todas de moradores em isolamento domiciliar.

Desde o início da pandemia, Serra Negra registrou 83 óbitos pela doença. Segundo balanço realizado até a tarde desta segunda-feira (21), a estância confirmou 15 mortes em decorrência da covid-19 nos primeiros 20 dias do mês de junho. Em todo o mês de maio, foram 16 registros de casos fatais na cidade.

Foto: Divulgação / Tribuna das Águas

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/21/homens-tentam-furtar-vasos-e-imagens-no-cemiterio-de-socorro/