PSOL de Serra Negra lança vídeo no mês do Orgulho LGBTQIA+

O tema Orgulho LGBTQIA+ foi abordado no programa Serra Negra na Roda, uma produção PSOL de Serra Negra e membros do PT, em alusão ao dia 28 de junho.

O programa integra a programação cultural dos dois partidos no mês de junho, dedicado mundialmente à conscientização dos direitos e da equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais.

Em 28 de junho se lembra a rebelião de Stonewall, em 1969, quando integrantes da comunidade LGBT realizaram uma série de motins contra uma invasão da polícia de Nova York no bar Stonewall Inn. Essas manifestações deram início à luta pelos direitos LGBT no mundo.

Em função da causa LGBTQIA+ e da necessidade dessa visibilidade no contexto social de Serra Negra e região, o Tribuna das Águas divulga o acesso ao “Serra Negra na Roda”, gravado dia 9 na Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, e compartilhado nas redes sociais do PT e PSOL, na quarta-feira (16 )

Intermediado pela jornalista Salete Silva, o debate conta com a participação do professor de história da arte Roberto Campanerut Junior; do sociólogo e conselheiro tutelar Maycon Gomes e do artista plástico, Danilo Wentz, da Comissão Executiva do PSOL de Serra Negra.

Os debatedores são integrantes da comunidade LGBTQIA+ de Serra Negra e região e  falam sobre diversos temas, entre os quais a equidade profissional no mercado de trabalho da cidade, a inclusão do tema gênero na educação e a distorção da identidade de gênero nas campanhas eleitorais, entre outros.

Acesso ao link: https://youtu.be/Orb4IMh7KEo

28 de Junho – Origem do Dia do Orgulho Gay

O Dia do Orgulho LGBTQIA+,  foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem ao episódio mais marcante na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais.

Nesta época, pessoas da comunidade LGBTQIA+ eram presas e sofriam represálias por parte das autoridades, tendo que se fechar em grupos.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

A Revolta de Stonewall Inn é  o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/19/lindoia-vacina-400-pessoas-de-43-anos-contra-covid-em-5-horas/