Gestores participam de palestra sobre segurança nas escolas

Evento em Serra Negra contou com a presença da Dirigente Regional de Ensino, Regina Navas Santos de Araújo, gestores e professores de escolas municipais, estaduais e particulares

Na tarde de quinta-feira, 20, dirigentes da Educação pública, gestores de escolas municipal, estadual, e particular, professores, integrantes das forças de segurança, conselhos municipais de Educação, Conselhos Tutelares e Conselhos de Segurança (Consegs) de Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia, Amparo, Águas de Lindóia e Socorro participaram de uma palestra, no Centro de Convenções Circuito das Águas, ministrado pelo Capitão Moraes, Comandante da 2ª Cia do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

O evento aconteceu num dia emblemático, quando uma sérir de fake news anunciava um massacre nas escolas em âmbito nacional. O dia definido para criar pânico não foi escolhido aleatoriamente. Dia 20 de abril seria aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, idolatrado por grupos extremistas.

A data também marca os 24 anos da tragédia de Columbine, o primeiro grande ataque da história a uma escola americana, onde dois alunos da escola secundarista do estado do Colorado, nos Estados Unidos, invadiram a unidade armados com espingardas, carabinas, facas e explosivos e deixaram 15 mortos, sendo 12 alunos, uma professora e os dois próprios autores do crime, que cometeram suicídio.

Na palestra, o Cap. PM Moraes apresentou informações para que as escolas tenham orientação na implementação de plano de ação para situações de ataques com armas de fogo ou arma branca.

A Dirigente Regional de Ensino, Regina Navas Santos de Araújo, alertou a importância de se refutar as Fake News e não compartilhá-las. Ela também destacou ações da Seduc no combate e prevenção a ataques, como o acontecido na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital paulista, no último dia 3.

escolas
Regina Navas, junto a secretária de Educação de Serra Negra, Rita Pinton e outras gestoras (Divulgação)
escolas
Capitão Moraes, Comandante da 2ª Cia do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior

 

Palestra reuniu educadores no Centro de Convenções, em Serra Negra

escolas
Nádia Carvalho, diretora da EE Dr. Jovino Silveira durante a palestra, na quinta-feira (20).

Regina Navas enfatizou a importância da Cultura de Paz nas escolas e que para isso a Seduc está contratando psicólogos e professores POC (Professor Orientador de Convivência) para atuar na mediação com comunidade e também atuar em redes de apoio aos alunos.

Sobre o evento

A Secretária de Educação de Serra Negra Rita Pinton representou a Prefeitura de Serra Negra, juntamente com toda a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e o comandante da Guarda Civil Municipal Marcelo Boccato, destacou a necessidade do trabalho unificado para combater as ameaças e Fake News nas escolas.

“O intuito foi unir forças em conjunto com a segurança e as escolas estaduais, municipais e particulares para ensinar e orientar com as medidas de segurança cabíveis diante de casos de violência que aconteceram nos últimos meses”, disse

“Acho que não podemos desistir. Estamos saindo de uma pandemia e enfrentando logo de cara essa situação desagradável. Mas unidos vamos estar sempre vencendo. Acredito na Educação, que tem o poder de transformação e de mãos dados vamos vencer mais essa”, enfatizou Rita.

Cultura de Paz

O fim do primeiro bimestre de 2023 na rede estadual de ensino – previsto em Diário Oficial de 14 de dezembro de 2022 – ocorreu nesta quinta-feira, dia 20. Várias escolas em todo o Estado programaram para para os últimos dias do bimestre atividades que reforçam a medidas de convivência em sala de aula e celebram a cultura de paz.

Foto: (reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/21/prefeitura-de-aguas-vai-desapropriar-hotel-das-fontes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/21/horoscopo-chines-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/20/almg-aprova-pec-que-retira-detran-da-policia-civil/