Lotação de ônibus circular em Águas de Lindoia gera indignações

A lotação de ônibus circular em Águas de Lindoia movimentou as redes sociais nesta sexta-feira (7), gerou indignações nas redes sociais. Muitos grupos compartilharam imagens e comentários das cenas gravadas.

Aliás, desde o início da pandemia, os usuários têm convivido com a diminuição dos horários de ônibus e a consequente lotação dos carros, sem o distanciamento previsto nos protocolos de enfrentamento da Covid-19.

Nesta sexta-feira, não foi diferente, com um agravante. Os ônibus dos horários da manhã, além de atender os trabalhadores que precisam chegar no local de trabalho por volta das 7h30 e 8h, também transportam as pessoas que buscam senha ou são chamadas para a vacinação Covid-19.

Esta situação acontece geralmente no sentido bairros / centro. A vacinação Covid-19 está sendo feita no Ginásio de Esportes, próximo ao Balneário e inicia às 8h.

A reportagem do Tribuna das Águas procurou contato com a empresa permissionária das linhas urbanas na cidade, mas o atendimento digital não deu encaminhamento as questões apresentadas até o fechamento desta pauta.

A Prefeitura de Águas de Lindoia informou que a Secretaria Municipal de Trânsito (Simutran) fiscaliza o cumprimento das determinações do município quanto aos serviços contratados com a permissionária.

Segundo o secretário de Trânsito, Roberto Smecelato, já foi solicitado o aumento de carros em circulação e também o retorno de diversos horários que saíram da programação devido a Fase Emergencial. Aumentou o números de horários nas últimas três semanas, seguindo o Plano São Paulo.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os borderôs de lotação são avaliados diariamente e apresentam regularidade. “Caso a gente note que está lotando demais, vamos pedir para que a empresa disponibilize mais ônibus”, destaca o assessor de imprensa em nota.

Também foi informado que na análise dos borderôs foi detectado um aumento específico em dias de vacinação Covid-19. A assessoria de imprensa destaca que trata-se de uma análise preliminar da Diretoria de Trânsito e que a população pode se manifestar através da ouvidoria ou canais de atendimento para futuras averiguações.

A reclamação deve ser encaminhada a Simutran e o telefone é (19) 38943282 para avaliação de lotação.

Com relação aos protocolos de Saúde, a assessoria de imprensa da Prefeitura, informou que os protocolos são os mesmos preconizados pelo Plano São Paulo: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos.

Não foi informado se a empresa permissionária foi notificada ou já recebeu alguma inspeção da Vigilância Sanitária.

 

*Foto e vídeo extraídos das redes sociais