Águas de Lindoia: Creches devem retomar atividades em 2022

Apesar da Retomada Segura no Estado de SP, as creches em Águas de Lindoia só devem retomar suas atividades em 2022. A informação foi passada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, na última sexta-feira, dia 5.

A situação se contradiz com a Retomada Segura e a revisão de protocolos de Saúde do Governo do Estado que desde segunda-feira, dia 01 de novembro, liberou os estabelecimentos comerciais a funcionarem com capacidade máxima e sem limite de horário, apenas com o uso obrigatório de de máscaras.

Também na segunda-feira as aulas nas redes estadual e particular retornaram com 100% de presença dos alunos.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, questionada constantemente por este jornal,  “..as atividades de creche devem ser retomadas na primeira semana de janeiro, caso não haja mudança muito acentuada no cenário da Pandemia do Covid-19“, destaca em nota.

De acordo com as autoridades de Saúde e Educação a falta de vacinas para crianças é uma preocupação, já que há dificuldade no uso de máscaras pelas crianças com menos de 5 anos de idade, o que pode favorecer a transmissão da Covid-19.

“Com a manutenção do quadro nas condições atuais por mais tempo, será possível retomar as atividades com mais segurança para as crianças, familiares e profissionais da educação infantil envolvidos”, explica a assessoria da Prefeitura.

Há alguns dias foi realizada uma reunião do Conselho Municipal de Educação e, segundo a Assessoria de Comunicação, a discussão do retorno das atividades presenciais nas creches municipais de águas de Lindoia envolve também a readaptação das crianças no ambiente educacional

“Além da questão da Covid-19, há um outro ponto mencionado pelo Conselho: o retorno das creches depende do período de readaptação das crianças, sendo que este processo leva tempo e há o recesso no mês de dezembro, com a retomada em janeiro. Ou seja, seriam dois processos de readaptação em menos de 90 dias”.

MATRÍCULAS PARA 2022

A Secretaria de Educação de Águas de Lindoia abriu na semana passada o período de matrículas para a Educação Infantil. Pais e responsáveis por crianças de quatro meses a cinco anos e que ainda não estão matriculados no município têm até o dia 16 de dezembro para procurar a Diretoria de Educação Infantil.

As atividades nas creches estão previstas para ter início na primeira semana de janeiro, com o período de adaptação dos alunos.

Além de apresentar a cópia da certidão de nascimento, também é necessário entregar cópias do Cartão do SUS, de um Comprovante de Endereço atualizado, do RG e CPF dos responsáveis e a declaração de vacina do aluno, que é emitida nos postos de saúde.

A Diretoria de Educação Infantil fica na Rua Flamengo nº 55, Bairro Bela Vista, e funciona das 9h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para mais informações é o 3824 1501.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/06/divulgada-eventos-dos-83-anos-de-emancipacao-de-aguas-de-lindoia/