Monte Sião: Receptivo Turístico inaugura 4ª roupagem

Neste sábado (24) o Receptivo Turístico de Monte Sião inaugurou a 4ª roupagem do ônibus mais charmoso do país. O veículo recebe os turistas na praça central da cidade, com informações e acolhimento com jeitinho mineiro.

Esta edição do Receptivo Turístico é especial, pois coincide com a temporada de reabertura do comércio, após a onda roxa, do Minas Consciente, plano de enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus de Minas Gerais.

O tema da decoração do ônibus do Receptivo Turístico desta temporada é: “Tudo que é feito com amor, floresce”. O calor da cores e da lã trazem acolhimento durante a pandemia.

Segundo o empresário Fernando Costa, um dos idealizadores do Receptivo e integrante da Comissão, “para essa quarta roupagem tivemos o apoio dos Fios Amparo, Minas Lã, Bianca Malhas e Fine Crochê”. Ele destaca também os serviços de  tecelagem feito pelo Márcio, da Paramalhas.

Para Fernando Costa, na Comissão de trabalho, todos se destacam, mas Eliane Taveira, que é designer de interiores, e deste o início do projeto está contribuindo com ótimas ideias, tem a sensibilidade de trazer para o trabalho artístico a temática.

Marivani Ruiz, Márcio da Paramalhas, Rodrigo de Castro, Enrico Almeida, Eliane Taveira, Woodrow Luiz e Fernando da Costa integram a Comissão Executiva do Receptivo Turístico.

Receptivo Turístico
Comissão do Receptivo Turístico conferindo as novidades do “ônibus mais charmoso do Brasil”

Nova roupagem exalta a vida

De acordo com Eliane Taveira, o ônibus do Receptivo Turístico de Monte Sião teve a roupagem desenvolvida de acordo com as tendências para o Inverno, quando a cidade recebe maior número de turistas, e, quando o tricô é destaque.

“Procuramos usar temas que trabalhem cores e que tragam a Leitura  do tricô. Para essa 4ª roupagem o tema  trouxe flores e beija flores, que polinizam novas sementes”, destaca a designer de interiores.

Para Eliane Taveira o desafio é sempre trazer temas que remetam alegria e acolhimento. A designer explica que foram convertidos desenhos em pontos gráficos, para se criar o tecido. “São gastos em média 60 kg de fios”, complementa.

“Esperamos que esse tema projete intelectualmente boas novas, e que possamos passar por esse período valorizando ainda mais a vida!

 

Conheça a história do Receptivo Turistico de Monte Sião (MG)

No início de 2019, o empresário Fernando Costa procurou algumas pessoas da cidade e propôs a criação de um “Receptivo Turístico”, um ônibus todo decorado com tricô, para ser usado como um centro de informações aos visitantes de Monte Sião.

As primeiras conversas foram com o padre Rodrigo Carneiro, com o prefeito José Pocai e com a designer de interiores Eliane Taveira.

Fernando Costa, sugeriu ao prefeito que cedesse uma “carcaça” de um ônibus para ser instalado na praça principal. A ideia era montar um “showroom” com alguns produtos da cidade e  no exterior do veículo uma manta revestida de tricô.

O prefeito cedeu a “carcaça” do ônibus, o padre Rodrigo se colocou à disposição para ajudar no que fosse possível; porém a empolgação e criatividade da designer de interiores Eliane Taveira deram forma ao projeto e transformou aquela proposta no “ônibus mais charmoso do Brasil”.

Eliane Taveira, abraçou a causa e junto com Fernando, e buscaram novos apoiadores para a ideia. Vieram para a equipe o artista plástico Woodrow Luiz, o empresário Rodrigo de Castro e o programador Márcio da Paramalhas. Eles executaram o projeto do receptivo turístico.

 

Receptivo Turístico
Alegria, cores e muita vitalidade para enfrentar a vida neste Inverno de 2021.

Quem iria financiar o ônibus do Receptivo Turístico?

Para angariar recursos, Fernando Costa e equipe fizeram várias reuniões com empresários, prefeito e presidente da câmara, a importância de mostraram a importância de ter um “Receptivo Turístico” em Monte Sião.

Aos poucos todos foram entendendo o projeto e começaram a aparecer os apoiadores.

O prefeito José Pocai cedeu o ônibus, o presidente da câmara da época, Donizete Benedito da Silva, cedeu equipamentos e alguns empresários começaram a fazer doações mensais em dinheiro.

Neste começo das adesões dos empresários, surgiu Marivani Ruiz que viria a ser a “cara e alma” do receptivo turístico.

Marivani assumiu a missão de atender diariamente, de quarta a domingo, e nos feriados, todos os turistas que passam pelo ônibus do receptivo, dando informações e divulgando os patrocinadores.

Segundo Fernando Costa, o projeto está funcionando há dois anos sem usar dinheiro público por que conta com pessoas fantásticas, talentosas  e dedicadas como a Eliane Taveira, Márcio da Paramalhas, Woodrow Luiz, Rodrigo de Castro, Marivani Ruiz e Enrico Almeida.

 

Foto: Cedidas pelo Receptivo Turístico de Monte Sião (Divulgação)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/03/29/monte-siao-aos-172-anos-se-empenha-em-promover-o-comercio-e-turismo/