Linha de ônibus da Mococa tem aglomeração e fere regras sanitárias

A denúncia começou nas redes sociais e já mobilizou requerimentos sobre a linha de ônibus que atende o percurso Monte Sião / Mococa que tem aglomeração de pessoas, poucos horários disponíveis, e fere as regras sanitárias vigentes na pandemia Covid-19.

 

O advogado Murilo Afonso Reis Redigolo foi uma das pessoas que requereu ao Pode Executivo de Monte Sião informações sobre a aglomeração em ônibus e diminuição dos horários na linha Monte Sião / Mococa.

O advogado em seu requerimento questiona as imagens em um vídeo exibido no último final de semana, no Facebook, em que aparece um ônibus com nítida violação de regras sanitárias vigentes durante a pandemia, com relação ao número de ocupantes, sobretudo pela transmissividade do Novo Coronavírus.

Segundo Murilo Redigolo, no vídeo é possível ver pessoas sentadas lado-a-lado no mesmo banco, pessoas em pé, encostadas umas nas outras, sem qualquer respeito às regras de distanciamento social que a pandemia Covid-19 impõe.

“Em determinado momento, ainda, podemos ouvir o descontentamento de uma usuária, que demonstra sua frustração ao ver que mais pessoas estão entrando no coletivo já superlotado. Noutra oportunidade alguém exclama “Jesus”, em tom de desespero pela situação!, relara o advogado.

Murilo Redigolo destaca que os passageiros não tem culpa da aglomeração, pois são “obrigados” a assim agir, tendo em vista que a linha atende o bairro da Mococa sofreu a diminuição de horários. “Ora, se há diminuição de horários, sobretudo em momentos de pico, por óbvio que haverá superlotação”, explica.

O requerimento pede as seguintes informações da Prefeitura Municipal, que é responsável pela permissão da exploração dos serviços da empresa que opera a linha como permissionária.

• Cópia do contrato entre a prefeitura e a empresa que executa a linha Bar Rodoviário X Bairro Mococa;

• Qual era o quadro de horários de ônibus oferecidos antes do começo da Pandemia e o ofertado na data deste requerimento?

• Houve notificação, por parte da prefeitura à empresa prestadora de serviço, sobre o ocorrido no vídeo em anexo?

• Quais ações foram tomadas pelo executivo a fim de evitar que situações como a exposto pudessem acontecer?

• Qual o motivo de ter havido, desde o início da Pandemia, diminuição nos horários de ônibus na linha mencionada?

• Quais ações o executivo está adotando para tentar reverter junto à empresa prestadora de serviço, a diminuição dos horários da linha descrita?

• O executivo estuda rescindir o contrato com a prestadora de serviço atual e buscar uma nova empresa que obedeça aos termos do contrato e não diminua os horários ao seu bel prazer?

A Prefeitura precisa responder os questionamentos em 15 dias, com base na Lei de Acesso à Informação. Caso não seja respondido, trata-se de conduta vedada e apenada conforme art. 32, da Lei.

Os vereadores Décio Fred (PTB) e Angélica Artuso (PTB) também se manifestaram sobre a questão. Décio gravou um vídeo denúncia e publicou em suas redes sociais e Angélica encaminhou um requerimento ao Prefeito José Pocai Júnior (PSL) pedindo informações sobre esta situação.

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/03/26/monte-siao-recebe-dois-respiradores-da-fiemg/