Minas pode ter feriadão em 5, 6 e 7 de abril para conter Covid-19

ALMG pode aprovar  nesta terça-feira antecipação dos feriados estaduais de 21 de abril dos próximos três anos

O estado de Minas Gerais pode ter feriadão na próxima semana, isso porque a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) anunciou, nesta segunda-feira (29), uma série de medidas emergenciais que deverão ser tomadas para conter a Covid-19.

Entre as medidas de combate a Covid-19 está a antecipação para os dias 5, 6 e 7 de abril dos feriados estaduais de 21 de abril dos próximos três anos. O objetivo, segundo a ALMG, é intensificar as ações de distanciamento social.

Além disso, a ALMG informou que fará a convocação de trabalhadores voluntários e a contratação de estudantes e profissionais da área de saúde aposentados. A proposta será apreciada pela ALMG por meio do Projeto de Lei (PL) 2.591/2021, de autoria do presidente da Casa, Agostinho Patrus (PV).

Os debates realizados nos últimos dias entre Agostinho Patrus e o governador de Minas, Romeu Zema, resultaram na elaboração do projeto para enfrentamento ao estado de calamidade pública decorrente da pandemia. Também haverá a contratação de serviços de saúde por meio de credenciamento de pessoa física ou jurídica.

A tramitação do PL se dará de maneira extraordinária, com apreciação pelos parlamentares, apresentação de emendas e votação em reunião extraordinária de Plenário nesta terça-feira (30).

Caso o projeto seja aprovado, o feriado será emendado com o da Semana Santa. Na próxima sexta-feira (2), é celebrada a Sexta-Feira da Paixão. A Páscoa é no próximo domingo (4).

Em Minas Gerais, a onda roxa do programa Minas Consciente, que permite apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais e estabelece toque de recolher diário, das 20h às 5h, está em vigor até o próximo domingo.

 

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/03/24/zema-anuncia-que-minas-gerais-segue-na-onda-roxa-ate-a-pascoa/