Município VerdeAzul: Socorro conquista quarta certificação ambiental com pontuação recorde

O município de Socorro foi certificado pela quarta vez consecutiva no Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado. A cidade obteve 91,53 pontos na certificação, classificando-se na 22ª posição do ranking, entre os 645 municípios paulistas e os 100 certificados. Em 2019, Socorro havia ficado na 54º posição, com 85,97 pontos, o que demonstra o avanço da gestão ambiental no município.

O anúncio dos municípios certificados aconteceu nesta quinta-feira, 17, em evento virtual, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. O prefeito de Socorro André Bozola, o prefeito eleito Ricardo Lopes, o vice-prefeito eleito Henrique Cézar, a diretora de Meio Ambiente Giulia Defendi e os integrantes da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marcos Satoshi e Marcos Júnior, acompanharam a transmissão.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

O secretário da SIMA, Marcos Penido, considera que o programa é o grande difundidor das metas e projetos da pasta nos municípios do estado. “Por meio do PVMA nós levamos as nossas ações, intenções e sugestões para que cada região possa melhorar suas condições em relação ao meio ambiente. Este evento é para coroar os municípios que se dedicaram ao compromisso do desenvolvimento sustentável com esforços contínuos em prol da qualidade de vida e preservação da biodiversidade”, destacou Penido.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e até dois suplentes, por meio de ofício encaminhado ao programa. Atualmente, estão inscritas 616 cidades que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Tal ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

“O PMVA é indutor de políticas públicas e tem uma relação com todas as áreas da pasta. Nosso papel é pavimentar o caminho entre os municípios e a SIMA, auxiliando as prefeituras nas questões de esgoto, resíduos sólidos, preservação da biodiversidade e meio ambiente”, disse o coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.

“Os objetivos das políticas públicas da SIMA são para que São Paulo seja um estado de resiliência climática, restaurador da biodiversidade ecológica e de segurança hídrica, sempre pensando no bem estar da população”, finalizou Eduardo Trani.

Índice das notas:

  • Acima de 80 – municípios certificados
  • De 60 a 79,99 – municípios qualificados II
  • De 40 a 59,99 – municípios qualificados I

 

Confira aqui o ranking completo dos municípios em 2020.

Municípios do Circuito das Águas

  • Socorro – 22ª colocação, com 91,53 pontos
  • Lindoia – 236ª colocação, com 29,86 pontos
  • Amparo – 253º colocação, com 25,35 pontos
  • Águas de Lindoia – 273ª colocação, com 15,27 pontos
  • Serra Negra – 393ª colocação, com 9,84 pontos
  • Monte Alegre do Sul – 524ª colocação, com 7,96 pontos
Município VerdeAzul
O anúncio dos municípios certificados aconteceu nesta quinta-feira, 17, em evento virtual, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente