Secretários de Saúde protestam contra corte de 13% dos recursos financeiros das AMEs

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo comunicou, há cerca de três semanas, o corte de 13% dos recursos financeiros destinados aos AMEs. Os cortes afetam serviços terceirizados para OSS (Unicamp, SPDM, etc), que fazem consultas de especialidades, exames e procedimentos para os municípios. No caso da AME Amparo, os municípios atingidos com este corte são Águas de Lindoia, Lindoia, Serra Negra, Monte Alegre do Sul e Amparo.

corte de 13% dos recursos financeiros das AMEs

Foto: Milton Michida/Governo do Estado de SP

Protesto

Diante da dificuldade da pandemia covid-19, com demanda represada em vários setores, o corte financeiro deve diminuir atendimentos e, por isso, os secretários de Saúde das cidades que utilizam os serviços da AME Amparo criaram um documento solicitando que não haja diminuição dos recursos destinados aos pagamentos dos serviços ofertados a população.

Documento

O Of. nº 001/2020 – Região Circuito das Águas, de 03 de dezembro de 2020 ao  Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, destaca: “Considerando que a Região de Saúde Circuito das Águas é composta por cinco (5) municípios sendo Águas de Lindoia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul e Serra Negra, totalizando 136.629 habitantes, com proporção de população com 60 anos ou mais de 18,52, superior à proporção do território paulista que é de 15,30; Considerando que, de acordo com a Fundação Seade, o Índice Paulista de Responsabilidade Social em sua dimensão Riqueza no Estado de São Paulo referente ao ano de 2018, possui o valor de 44 e o valor médio da Região de Saúde do Circuito das Águas é 38,20, um valor abaixo do que todo o território paulista possui; Considerando que estamos enfrentando a pandemia de Coronavírus e COVID19 desde março de 2020, com uma proporção nunca vista antes e que iremos continuar enfrentando em 2021, o cenário epidemiológico mostra que vamos continuar tendo casos de novos da doença e óbitos; Considerando que, por conta da pandemia da COVID-19, exames, consultas e cirurgias eletivas estão acumulados nas Secretarias de Saúde dos municípios da região, pois não foi possível realizar neste momento difícil para todos; Considerando que, em 2021, obrigatoriamente teremos que retomar a assistência às condições crônicas na Atenção Básica, nos Ambulatórios Especializados, nos Serviços de Apoio Diagnóstico e nos Hospitais Gerais e Especializados, atendimentos esses que ficaram comprometidos em função da prioridade dada ao enfrentamento da pandemia; Considerando que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reconhecendo a situação da Região de Saúde do Circuito das Águas criou o AME de Amparo com objetivo de proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo às necessidades da região; A Comissão Intergestores Regional da Região de Saúde Circuito das Águas – DRS VII Campinas, vem através deste documento, posicionar-se contrariamente ao corte de 13,5% no custeio dos serviços das OSS para o ano de 2021”.

Como ficará a Saúde no pós eleições?

A preocupação da Comissão é com os serviços de Saúde após as eleições de 2020. “ Entendemos que a retirada de recursos da saúde em um cenário epidemiológico agravado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), com previsão de redução de recursos por parte do governo federal e no início de nova gestão municipal, irá causar desassistência à população, com piora das condições de saúde e impacto negativo nos indicadores da região”.

Somente Lindóia não assinou

Todos os secretários de Saúde da microrregião atendida pela AME Amparo assinaram o documento pedindo a reconsideração do Governo do Estado com relação a diminuição de 13,5% dos recursos , menos Edna Aparecida Scarpioni, Diretora Municipal de Saúde Lindóia. A cidade de Lindoia terá mudança de administração, pois o prefeito Luis Carlos Zambolim (PSB) não elegeu sucessor.

Luciano Lopes anuncia equipe de governo

Desde quarta-feira, 09, o prefeito eleito para administrar Lindóia no período de 2021 a 2024, Luciano Lopes, vem anunciando através das redes sociais, sua equipe de governo. Confira os nomes abaixo.

 

Diretoria de Saúde – João Henrique Pinto de Oliveira

O primeiro nome a ser divulgado foi de João Henrique Pinto de Oliveira, 53 anos, para a Diretoria da Saúde. Ele é cirurgião dentista, formado pela Unicamp. Possui especialização em implantodontia pela Unicsul, e especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Unicamp. João Henrique soma mais de 12 anos de experiência no setor público, na Prefeitura de Águas de Lindoia. Foi coordenador de Vigilância Epidemiológica (1998/2001), coordenador de Saúde (2001/2006), assessor de Saúde (2008), coordenador de Assistência à Saúde (2015/2016) e, atualmente, ocupa o cargo de cirurgião dentista na prefeitura de Águas de Lindoia.

 

Diretoria de Educação – Cristina Aparecida Pereira Pietrafesa

Na quinta-feira, 10, Cristina Aparecida Pereira Pietrafesa, foi apresentada para a Diretoria de Educação. Ela é professora formada pela faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (Unifia). Tem Licenciatura plena em História e OSPB, é formada em Pedagogia, e especialista em Administração Escolar. Professora efetiva no Estado de São Paulo por 30 anos, foi professora efetiva no município de Lindoia na área de história. Atuou com grande participação no processo de municipalização do ensino fundamental I e II em Lindoia na gestão do saudoso prefeito Elcio Fiori de Godoy. Ocupou o cargo de Diretora da Escola de Ensino Fundamental Iracema de Souza Freitas no período de 2004 a 2012.

 

Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura – Marco Antonio da Silva

Na sexta-feira, 11, foi anunciado o nome de Marco Antonio da Silva, 49 anos, para a Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura. Ele é sargento aposentado da Polícia Militar Ambiental É formado na Escola da Polícia Militar do Estado de São Paulo, graduado em Gestão Ambiental Agrária pela Asmec (Associação Sul Mineira de Educação e Cultura), pós-graduado em Educação Ambiental e Sanitária pela Unifia, Técnico em Edificações e Segurança do Trabalho, pelo Centro Paula Souza. Em 1992 iniciou sua carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo, e em 1997 ingressou na Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, onde trabalhou por 23 anos, alcançando a sua aposentadoria neste ano de 2020.

Durante seus anos de trabalho na Polícia Ambiental, realizou diversas fiscalizações ambientais, vistorias técnicas, mas se destacou na área de Educação Ambiental. Foi um dos criadores do Projeto Educação Ambiental Itinerante, ministrando palestras e cursos ambientais, e também foi membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ (Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí) no biênio 2011 e 2012.

Nova administração

Nesta semana foram conhecidos os nomes dos novos secretários que vão formar a equipe de governo do prefeito eleito de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB). De acordo com o novo chefe do Executivo, a posse do dia 1º de janeiro terá a presença de poucos convidados por conta da pandemia da covid-19, mas será mostrada ao vivo pelas redes sociais. Confira a relação dos nomes indicados: Secretaria Municipal de Fazenda e Orçamento – João Pedro Rodrigues Teixeira; Secretaria Municipal de Segurança Pública – Paulo Sérgio de Barros; Secretaria Municipal de Esporte – Recreação, Lazer e Eventos: Luciano Antonacci; Secretaria Municipal de Educação – Maria Alice Verissimo Florencio Franco de Lima; Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços – Jorge Luis Regiani; Secretaria Municipal de Saúde – Fernando Gabriel Cazotto; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e Secretário do Governo – João Augusto Alamino de Souza Campos; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Paulo Fernandes; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Marcelo José Viam Ribeiro; Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Gilberto Moreira Piassa Filho; Chefe de Gabinete – Alcides Pereira Bueno Neto; Subprefeitos: Distrito de Arcadas: Ademir Tosco; Distrito de Três Pontes: Ainda não foi nomeado; Superintendente do SAAE – Sérgio Scabora; Procurador Chefe do Município – Renato Passos Ornelas