Ary e Uilsinho participam de debate em que Gil Helou se ausentou

O debate entre os candidatos de Águas de Lindoia foi promovido na quinta-feira, 05, pelo jornal Tribuna das Águas em parceria com Michel Caroli e MC Mídia Digital. O projeto contemplou entrevistas individuais, e o debate como encerramento das discussões sobre propostas e projetos. Foram feitas três reuniões de alinhamento com as assessorias dos candidatos, duas em outubro, e a última na quarta-feira, 4.

Gil ausente

O prefeito e candidato à reeleição, Gil Helou (PSDB), encaminhou à redação do jornal, por meio de sua assessoria, um documento assinado pelo secretário de Comunicação e representante da coligação “Águas de Lindoia em boas mãos”, Cláudio Bernadino Tozzi, via whatsapp, às 16h56, informando sua ausência. Veja abaixo o documento.

Ary e Uilsinho

Os candidatos do DC, Ary Mantovani Jr, e do Podemos, Uilsinho Vilas Boas, estiveram no debate, e não mediram comentários sobre a ausência do prefeito nas discussões. Toda a estrutura estudada era com a presença de Gil, mas os candidatos mantiveram a proposta de discutir os planos de governo. Durante todo o debate a cadeira do candidato ausente foi mantida no cenário.

Internet

O debate aconteceu conforme o programado, com 4 blocos de discussões, começando com as perguntas dos jornalistas, depois  questionamentos entre os candidatos, na sequência, perguntas dos internautas e as considerações finais. A estrutura montada num prédio no Jardim Meridien foi prejudicada por uma instabilidade na internet para a transmissão em tempo real, mas o evento foi gravado.

Tumulto

Um grupo de correligionários do candidato do DC tentaram pressionar a organização do evento, com aglomeração em frente ao local de transmissão e gritos de “golpe”. Os representantes da campanha tentaram apaziguar o clima, mas havia no grupo a ideia fixa de conspiração, dadas à dificuldade da transmissão ao vivo e ausência do candidato do PSDB.

Aglomeração

Dentro do evento foram mantidas todas as regras sanitárias, incluindo aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel na entrada, bem como disponibilização de máscaras, viseiras e luvas. A distribuição de lanche foi feita com embalagens separadas, e também foi realizada a higienização do ambiente antes do evento. A decoração do cenário ficou por conta de Cristiano Souza. Duas pessoas acompanharam os trabalhos como auditores, e no recinto da gravação apenas um assessor de cada candidato pode entrar (atendendo cláusula da organização).

Acordo

Para minimizar as críticas e dúvidas sobre a integridade da gravação, a equipe técnica do jornal convidou os representantes de campanha a irem à sede do jornal para acompanhar a postagem do arquivo, que tem mais de duas horas de gravação. Esse processo durou das 22h até 0h30, aproximadamente. O debate pode ser assistido pelo Youtube, Facebook ou pelo site do Tribuna.

Internet ok

Para o debate de amanhã e de terça-feira a transmissão será em tempo real. Os técnicos da empresa responsável pela internet ajustaram os equipamentos para que a oscilação não mais aconteça, porém, vale lembrar, que os eventos sempre são gravados e ficarão disponibilizados para acesso nas redes sociais do Tribuna das Águas.

 

Na sede do jornal Tribuna das Águas, representantes das coligações acompanharam a postagem da gravação do debate nas redes sociais e no site do jornal

 

Debate e democracia

O debate é uma tradição na política brasileira e mundial, pois representa o governo democrático. Os eleitores têm o hábito de participar do processo eleitoral acompanhando a movimentação dos candidatos e seus discursos no período eleitoral. Neste ano, é grande a preocupação com a crise econômica gerada pela pandemia da covid-19. Os resultados das eleições estão sendo acompanhados com olhar ainda mais atento dos eleitores que buscam melhorias e garantias sociais. E este novo olhar exige dos veículos de comunicação maior comprometimento com a qualidade da informação e com sua participação no processo eleitoral que combata as notícias falsas, e garanta a transparência na exposição das propostas de todas as coligações e partidos, promovendo o exercício da democracia, seguindo o disposto no artigo 44 da Resolução 23.610/2019 do TSE.

O Jornal Tribuna das Águas, com 28 anos de existência, conquistou a credibilidade da população e escolheu encarar o desafio de realizar uma cobertura diferenciada do processo eleitoral, com objetivo de esclarecimento do cenário eleitoral em Águas de Lindóia, Lindoia e Monte Sião ao eleitor.

O jornal trabalha para disponibilizar informações, e acredita que seus leitores e seguidores sabem decidir a melhor opção para seu voto. Por isso, foram realizadas entrevistas e os debates com os candidatos a prefeito de Águas de Lindoia, Lindoia e Monte Sião, com transmissão pela internet . O debate mostra muito mais que argumentos; mostra a postura e a forma que cada um resolve os desafios quando pressionados ou sob forte emoção.