Monte Sião terá três candidatos a Prefeitura

A Justiça Eleitoral espera receber cerca de 630 mil pedidos de registro de candidatura para as Eleições Municipais deste ano. A expectativa leva em conta os candidatos indicados em ata pelos partidos, dos quais 280 mil já concluíram todas as etapas iniciais do registro. O prazo para que os partidos e as coligações registrem os candidatos aos cargos de prefeito e vereador termina neste sábado (26). A documentação pode ser entregue via internet até as 8h ou presencialmente ao respectivo juiz eleitoral até as 19h.

 

Pocai e Rafael Lúcio registraram candidaturas

Na página do TSE de Candidaturas registradas até as 17h30 esta sexta-feira, 25, apenas constava o prefeito José Pocai Jr (PSL) da coligação “Monte Sião Não Pode Parar”e Rafael Lúcio da Silva (PSD), da coligação “Monte Sião Para Todos”, na disputa para prefeito. Ambas as candidaturas aguardam julgamento. O pré-candidato do Avante, Ricardo Mariano Paulo, ainda não consta na página da Justiça Eleitoral. 

 

Ricardinho envia documentação para fazer parte da disputa

Em conversa com esta colunista, Ricardo Mariano Paulo, o Ricardinho, informou que a sua documentação para registro da candidatura foi transmitida às 17h05 para o sistema Candex, em que consta Ricardo como candidato a prefeito e Thiago Bueno como vice. O acesso a candidaturas é pelo site: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020

 

MP pede impugnação de vice-prefeito

Em Águas de Lindoia as candidaturas para prefeito estão registradas. No site do TSE constam: AAry Mantovani, do DC, da coligação “Inovar e Humanizar”; Gil Helou, do PSDB, da coligação “Águas de Lindóia em Boas Mãos” e  Uilsinho, do PODE, da coligação “Pode”. Todos aguardam Julgamento. A Coligação DC, PSB, Cidadania, DEM pode ter que substituir o vice, devido ao pedido do Ministério Público de Serra Negra numa ação de impugnação da candidatura do ex-prefeito de Águas de Lindoia, Antonio Nogueira (DEM), por inelegibilidade. Ele concorre como vice-prefeito do candidato Ary Mantovani.

 

Motivos

Na ação, o promotor eleitoral, Gustavo Roberto Chaim Pozzebon, cita a decisão judicial transitada em julgado (processo n° 1000269.58.2016.8.26.0035), que condenou Toninho Nogueira por atos de improbidade administrativa. Dentre as sanções cabíveis, foram suspensos os direitos políticos do ex-prefeito pelo prazo de cinco anos, conforme acórdão da 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, de 15 de março de 2018. Além disso, Toninho foi condenado a pagar multa civil de dez vezes o valor da remuneração recebida durante o exercício do mandado como prefeito. Ele também está proibido de firmar contrato com o poder público ou de receber benefício, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos. Além da condenação proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o ex-prefeito teve as contas de todos os exercícios financeiros rejeitadas, de 2012 a 2016, pela Câmara. O candidato informou que, até o momento, não foi notificado sobre a ação do Ministério Público e, assim que isso ocorrer, o advogado da coligação apresentará as provas em sua defesa.

 

Lindóia tem cenário eleitoral confirmado

Nenhuma novidade no cenário eleitoral de Lindóia até esta sexta-feira, 25. A cidade tem o registro de quatro candidaturas, sendo: Helnes Resquioto, do PSD, da coligação “A Mudança que Lindoia Precisa”; Luciano Lopes, do PSDB, da coligação “Lindoia Merece Mais”; Pedrinho Tortelli, do PSB, da coligação “Avança Lindóia Corrupção Nunca Mais” e Renata Barreto, do PRTB da coligação PRTB. Todos os registros aguardam julgamento.

 

Fake news

Além das eleições no meio de uma pandemia, o TSE tem pela frente o desafio de combater as notícias falsas. Como estratégia, o Tribunal vem divulgando informações sobre como funciona o processo eleitoral, justamente para tirar espaço de propagação de notícias que não são verdadeiras. Neste ano, o TSE contará também com empresas de checagem de veracidade de informações, as chamadas fake checks. Segundo o Tribunal, o material recolhido é direcionado para essas empresas, que o verifica, e devolve ao TSE para que seja disseminada a verdadeira informação. Preferencialmente na mesma mídia em que esteja circulando.

 

O que diz a Lei?

“De acordo com a Lei nº 4.737, o candidato ou partido é passível de detenção, porque é considerado um crime eleitoral. Graças à internet, os veículos de comunicação, as informações, sejam elas verdadeiras ou falsas, se propagam de maneira muito rápida. Para tornar a corrida eleitoral mais justa e democrática, as atenções para esse tema são cada vez maiores”, explica Matheus Fontes, analista político. (Fonte: Brasil 61) 

 

Debate e Entrevistas

O jornal Tribuna das Águas realizará nesta segunda-feira, 28 de setembro de 2020, reunião de alinhamento com representantes dos candidatos majoritários nas eleições de 2020 de Lindóia, Águas de Lindóia e Monte Sião. Na pauta de discussão: Cronograma de entrevistas na redação (datas / duração / temáticas); Regras do debate; Agenda de novos encontros para firmar acordos e estrutura do debate / evento (segurança, local etc). Trata-se de uma iniciativa da empresa jornalística que terá apoio de empresas de comunicação da região e de entidades representativas. 

 

Debate 2016 entre candidatos de Águas de Lindóia

Nas eleições passadas o jornal promoveu um debate que está disponível no Youtube para aqueles que desejam rever as posturas e as temáticas daquele contexto histórico, político e social da cidade.