Prefeitura realiza testes para diagnóstico da covid-19 nos servidores de Serra Negra

Após um acordo com o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura de Serra Negra iniciou testes para diagnóstico da covid-19 em todos os 994 servidores públicos municipais. A medida servirá para conhecer o perfil epidemiológico dos funcionários do Executivo frente à exposição ao vírus até o momento.

Os testes estão sendo realizados de forma escalonada, desde 12 de setembro, nos finais de semana. “O teste utilizado é o Teste Rápido com marcador para IgM e IgG, que são marcadores de anticorpos produzidos pelo nosso organismo após contato com algum microrganismo agressor ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2”, explica a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes.

De acordo com ela, a ação tem como objetivo a testagem dos funcionários que se encontram assintomáticos para suspeita de covid-19 no momento da testagem. Isto tem a finalidade de rastrear aqueles que em algum momento da pandemia possam ter tido contato com vírus ou estar em período recente desta exposição.

“Este momento de contato com os funcionários durante o rastreamento traz também a oportunidade de reforçar as orientações sobre os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus, bem como realizar a busca ativa de funcionários e/ou seus familiares e encaminhá-los à atendimento médico na UAP (Unidade de Atendimento das Palmeiras)”, diz.

Boletins

Por conta da testagem em massa, pode haver um aumento no número de casos divulgados diariamente no boletim diário da prefeitura. De acordo com a assessoria de imprensa, serão identificados quantos são os relacionados aos servidores, mesmo aqueles que já tiveram, que serão considerados curados.

“A testagem está direcionada para funcionários assintomáticos e se porventura estes apresentarem resultados positivos serão afastados, juntamente com seus familiares, monitorados pela equipe médica da medicina do trabalho e retestados. Este período de monitoramento permite direcionar o funcionário e familiares a atendimento médico em tempo oportuno para tratamento, caso necessário”, finaliza a secretária.