Como evitar depressões

1. Deixe de ser sério demais, dramatizando o seu mau humor. Encare a vida mais como jogo.

2. Não queira ser perfeccionista demais.

3. Aceite as coisas, a situação e as pessoas como elas são, isto é, como a vida quer e não como você quer.

4. Esteja satisfeito. Repita: eu quero estar satisfeito com aquilo que possuo; eu quero tudo como se apresenta no momento.

5. Medite diariamente uma meia hora. Pratique o silenciar do espírito. A melhor hora para isso é logo de manhã. Durante o dia faça intervalos frequentes, a fim de incluir curtas meditações no seu trabalho. Sem meditação a vida é vazia. Sem meditação é difícil livrar-se das depressões.

6. A partir deste momento estude regularmente literatura sobre a arte de viver. (Recomendamos, entre outros, os livros de: Louise L. Hay “Você pode curar a sua Vida”, Dr. Joseph Murphy “O Poder do Pensamento Positivo”, Eileen Caddy “Abrindo Portas Interiores”, Deepak Chopra “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, Nuno Cobra “A Semente da Vitória”, Bernie S. Siegel “Amor, Medicina e Milagres”, etc.)

7. Movimente-se uma vez por dia até ficar sem folego (caminhada, natação, andar de bicicleta são métodos apropriados).

8. Sentindo-se deprimido, tome um banho de chuveiro (primeiro quente, em seguida abundantemente frio). Isso ativa a circulação e levanta o astral.

9. Procure ter um lugar de trabalho bem iluminado e agradável. Conforme pesquisas recentes, a permanência na luz durante horas tem alto efeito anti-depressivo.

10. Medicamentos anti-depressivos devem ser tomados somente temporariamente, visto que têm efeitos colaterais prejudiciais e nunca poderão combater as causas da doença!

No início, talvez você achará difícil observar todas essas recomendações, mas devagarinho com certeza alcançará a meta e constatará – com surpresa e alegria – que você tem uma melhor disposição e tempo para tudo! É UMA VALORIZAÇÃO DA VIDA. Vale a pena entrar nessa.


MEDITAÇÃO

Prosseguindo o assunto sobre “Cura pela Meditação” (vide “Tribuna das Águas”, de 7 de março de 2009), sugerimos uma meditação nos seguintes termos, pois GOZAR DE BOA SAÚDE É VIVER EM HARMONIA COM O CORPO:

O meu corpo é o meu amigo íntimo.
Sou penetrado de força vital positiva.
Tenho saúde perfeita e todas as células
do meu corpo agem em harmonia.
Eu tenho saúde para dar e vender e
sou de beleza radiante.
Eu faço bem ao meu corpo e o meu
corpo faz bem para mim.
Eu dou ao meu corpo o movimento e
a atenção necessários.
Eu respiro profunda e relaxadamente.
Eu confio nas minhas forças interiores de cura.
Percebo a harmonia perfeita que me penetra
e que me mantém em boa saúde.
Eu aprecio a corrente da vida através do meu corpo.
Tenho confiança em todas as partes
do meu corpo e amo as.
O meu amor e a minha sensibilidade para
com o meu corpo crescem de dia a dia.
Percebo com prazer todos os meus pensamentos,
sentimentos e necessidades.
O meu corpo se encontra em equilíbrio e
em perfeita harmonia comigo e com o Universo.

Lendo calmamente (e, no início, preferivelmente em voz alta) e completamente relaxado as afirmações acima, você perceberá que uma paz profunda penetra no seu ser, renovando as suas energias e abrindo as portas para a alegria de viver. (É um verdadeiro “banho de saúde”).Pode acompanhar a leitura com uma música suave de fundo. Martha Graham, famosa bailarina estadounidense (1894 -1991), disse:

“O nosso corpo é um presente precioso.
Deveríamos tratá-lo com respeito.”


Técnicas de Liberação Emocional – “EFT”

Conforme avisado no artigo publicado em 28-03-2009, explicações mais detalhadas serão dadas em 8 etapas. Para facilitar a aprendizagem, cada vez serão demonstrados apenas dois pontos que devem ser praticados todos os dias, a fim de poderem ser assimilados subliminalmente.

Tratamento: Os pontos de tratamento, na seqüência de 1 – 16, são percutidos aprox. 10 vezes cada um. A percussão é feita com o dedo indicador ou médio ou, melhor, com dois dedos (indicador e médio juntos) cerca de duas a três vezes por segundo. Como os meridianos percorrem os dois lados do corpo, o ponto oposto também deverá ser tocado, isto é, lado esquerdo e lado direito.

Não deve doer, mas tem que ser sentido nitidamente. Durante todo esse tempo repetir ininterruptamente o seu problema até terminar a percussão dos 16 pontos. (Por exemplo: “meu medo de estar em ambientes fechados” …”meu medo de ficar no escuro” ….”meu medo de não conseguir a vaga pretendida” etc.

 

1) Ponto das sobrancelhas:

 

 

 

 

 

 

Corresponde ao MERIDIANO DA BEXIGA.

Efeito emocional negativo: agitação impaciência,frustração, trauma

Inversão positiva: paz, harmonia

 

2) Ponto lateral externo do olho: Corresponde ao MERIDIANO DA VESÍCULA.

 

 

 

 

 

 

Efeito emocional negativo: raiva, cólera

Inversão positiva: amor, perdão valorização

(continua na próxima semana)

 

 

Publicado em 04 de abril de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística.