Operação Independência mobiliza 20 mil policiais no Estado de São Paulo

Cerca de 20 mil policiais estarão mobilizados para a Operação Independência no Estado de São Paulo. Ao longo de do feriado prolongado, ações integradas vão garantir apoio a municípios do litoral e interior na fiscalização de medidas sanitárias contra o coronavírus e patrulhamento de rodovias.

A operação teve início na madrugada desta sexta e se estende até o final da noite de segunda, 7. Em Santos, as ações vão se prolongar até terça-feira, 8, devido ao feriado municipal à padroeira do município.

Além da atuação dos 20 mil policiais, as ações durante o feriado vão envolver o uso diário de 7,2 mil viaturas, 880 motocicletas, 35 montarias, 11 helicópteros Águia da PM, bem como oito drones para monitoramento de pontos estratégicos nas rodovias e também nas áreas urbanas.

A fiscalização de tráfego vai se concentrar em testes de bafômetro e verificação do uso obrigatório de cinto de segurança, assentos infantis e capacetes. Por dia, a previsão é de 160 pontos de fiscalização nas estradas e 1,5 mil em áreas urbanas.

No litoral, a PM fará patrulhamento ostensivo em áreas de orla ou que concentram quiosques, bares e restaurantes. Haverá uso de megafones para divulgação de mensagens de conscientização e prevenção ao coronavírus e também apoio a equipes locais de Vigilância Sanitária e Guarda Civil.