Monte Sião atualiza boletim com caso de moradora testada em Atibaia

A Diretoria de Saúde de Monte Sião atualizou nesta quarta-feira, 22, o boletim epidemiológico da Covid-19 depois de sete dias sem registrar casos da doença.

A paciente é uma mulher de 61 anos. Primeiro ela buscou assistência médica no pronto atendimento de Monte Sião na noite de sexta-feira, 17, onde foi medicada e liberada.

Logo depois, no sábado, 18, ela foi levada até um hospital em Atibaia (SP). Na unidade, foi feito um teste que deu positivo para Covid-19.

De acordo com o novo boletim, Monte Sião soma agora 78 casos positivos de Covid-19 desde maio. Agora dois pacientes aguardam a recuperação, e 73 estão curados. A cidade registra 3 mortes pela doença.

TESTES

De acordo com a Diretoria de Saúde, até o dia 17, o município havia feito 1.422 testes, entre os realizados na rede pública e na rede particular.

A prefeitura adquiriu 800 testes rápidos e 400 exames de PCR Swab (que coleta secreção do nariz e da garganta). Destes, foram utilizados 56% dos testes rápidos, ou seja, 640 testes, e 40% dos PCR Swab, ou seja, 160 testes. Novos testes podem ser adquiridos conforme a demanda.

A pasta informou que todos os pacientes com sintomas gripais são testados. No caso no teste PCR, considerado o padrão ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o diagnóstico, uma vez que identifica a presença do vírus no organismo, a Diretoria de Saúde afirma que é feito em pacientes graves e também a pedido do médico da Unidade de Saúde.

O PCR pode ser feito a partir do terceiro ou quarto dia dos sintomas, enquanto que o teste rápido, que identifica a presença de anticorpos, deve ser aplicado a partir do oitavo dia.

Segundo a Diretoria de Saúde, as equipes dos PSFs e da UBS realizam busca ativa de casos suspeitos, com rastreio epidemiológico de contatos domiciliares de casos confirmados.

“Destacamos que diante do cenário regional, visualizamos realidades distintas, contudo, conforme amplamente divulgado nas redes sociais, nosso trabalho é vigilante e desenvolvido incansavelmente visando minimizar os impactos e a proliferação do vírus dentro da área de nossa competência.”

Na segunda-feira, 20, publicamos respostas da Diretoria de Saúde de Monte Sião sobre o enfrentamento da pandemia no município.