Monte Sião: Perguntas e respostas sobre testes e política de enfrentamento à covid-19

O Sul de Minas enfrenta o aumento de número de casos e de internações por Covid-19. A região contabiliza até o momento 6.493 contaminações por coronavírus Sars-CoV-2, com 169 mortes. No dia 17, a região registrou recorde pela 6ª semana seguida de novos casos da doença. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram registrados 1.239 novos casos nos últimos sete dias (entre os dias 11/07 a 17/07), com 30 mortes.

Contudo, em Monte Sião, cujos primeiros casos da doença forma registrados em 11 de maio, os boletins epidemiológicos mostram uma desaceleração de positivos: são, até o momento, 77 pessoas contaminadas, com 73 curados, um em isolamento domiciliar e 3 mortes. Para entender o que motiva este cenário, se é uma baixa testagem, subnotificação ou alguma ação específica na política de enfrentamento ao coronavírus Sars-CoV-2, o jornal Tribuna das Águas encaminhou perguntas para a Diretoria Municipal de Saúde. Veja abaixa as respostas:

TRIBUNA DAS ÁGUAS – No momento em que o número de pessoas contaminadas por covid-19 aumenta no Sul de Minas, observa-se que em Monte Sião a evolução da doença tem um aparente controle. O último boletim com data do dia 16/07, por exemplo, informa apenas uma pessoa com a doença ativa entre as 77 que testaram positivo. A que se deve esta situação?

RESPOSTA – No último Boletim Epidemiológico Municipal n.o 53 pulicado em 16/07/2020, às 13hs, informamos o número de 77 casos confirmados com 73 recuperados e 03 óbitos confirmados. O penúltimo caso confirmado de coronavírus no Município foi em 03/07/2020 conforme publicado no Boletim Epidemiológico Municipal n.o49. Portanto, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao coronavírus ao analisar o perfil epidemiológico no Município entende que antecipamos o achatamento da curva de disseminação do vírus na população. Denota-se claramente o referido achatamento observando que do dia 03/07/2020 para o dia 16/07/2020 não houve diagnóstico positivo para o Covid-19, com a continuidade das testagens, tanto que, neste período houve um aumento de 15 casos descartados por método laboratorial (dados informados nos Boletins Epidemiológicos Municipais). Conforme informações recebidas em 16/07/2020 às 13h30 dos leitos UTI Covid SusFacil SRS Pouso Alegre, a taxa de ocupação é de 50,5% de ocupação, sendo 93 leitos no total com 47 ocupados. Destacamos que diante do cenário regional, visualizamos realidades distintas, contudo, conforme amplamente divulgado nas redes sociais, nosso trabalho é vigilante e desenvolvido incansavelmente visando minimizar os impactos e a proliferação do vírus dentro da área de nossa competência.

TRIBUNA DAS ÁGUAS – Como estão sendo feitas as testagens? Sabemos que o número de testes é reduzido e o que PCR [teste que coleta secreção do nariz e da garganta e que considerado o padrão ouro pela OMS] é usado apenas em casos graves, qual a estratégia utilizada para o controle e mapeamento da doença no município?

RESPOSTA – Como estratégia de enfrentamento ao COVID-19, implantamos o Plano Municipal de Contingência, o Protocolo de Manejo Clínico na Atenção Primária, e Protocolo de Atendimento dos casos suspeitos e confirmados no Pronto Atendimento Municipal.

Todas as Equipes de Saúde (PSFs e UBS) do Município realizam busca ativa de casos suspeitos, com rastreio epidemiológico de contatos domiciliares de casos confirmados. Disponibilizamos nas Unidades de Saúde teste rápido para detecção de possíveis novos casos de coronavírus. E há coleta diária de exame laboratorial PCR Swab no Pronto Atendimento Municipal não somente dos casos graves, mas sim conforme protocolo descrito abaixo:

“Os pacientes com sintomas gripais deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, onde passará por avaliação médica e aplicação do protocolo de Covid-19 conforme Fluxograma de Manejo Clínico do Paciente. Caso necessário, o Paciente deverá ser encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal com pedido médico para realização dos seguintes exames: tomografia computadorizada e testagem pelo exame laboratorial PCR SWAB. O Município adquiriu exames laboratoriais (Teste Rápido e PCR SWAB) para detecção do COVID-19, dos quais transcrevemos abaixo o Protocolo Municipal de coleta:

PCR SWAB: Exame Laboratorial para detecção do COVID-19, deve ser coletado no padrão ouro no terceiro-quarto dia de início de sintomas, em casos excepcionais até o décimo dia de início de sintomas. O fluxo para coleta do PCR SWAB será: Pacientes avaliados nas Unidades de Saúde que se enquadrem no quadro clínico de caso suspeito para Coronavírus, preferencialmente: Pacientes com comorbidades, idosos, contatos próximos de casos positivos, pacientes com algum critério de gravidade, deverão ser encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal com a solicitação médica, após contato prévio da Equipe para comunicação da coleta. As coletas ocorrerão diariamente às 14h. A Unidade de Saúde deve preencher a Ficha de Notificação de Investigação de SG Suspeito de Doença pelo Coronavírus para todos os pacientes que realizarem a coleta.

TESTE RÁPIDO: O Teste Rápido para Covid-19 deverá ser coletado de pacientes sintomáticos, após o sétimo dia de sintomas (8 dias após inicio), já que ele detecta anticorpos produzidos pelo corpo. Os resultados positivos serão aceitos para fins epidemiológicos. Entretanto, os resultados negativos, não deverão ser utilizados para descartar os casos suspeitos. Para fins de investigação, nos casos já positivos os seus contatos domiciliares devem ser testados, para averiguação de possíveis novos casos. Os testes rápidos de Covid-19 serão disponibilizados para realização nos Pacientes em todas as Unidades de Saúde, de acordo com sua área de abrangência.”

TRIBUNA DAS ÁGUAS – Do início da pandemia até o momento, quantos testes foram feitos? Quantos há em estoque? Estes testes são enviados apenas pelo Ministério da Saúde ou o município tem feito compras regulares? Se houve compra própria, quantos foram comprados pela prefeitura e qual o valor? Há previsão de mais aquisição?

RESPOSTA – Até o presente momento, foram testados 1.422 pacientes em Monte Sião (testes feitos pelo SUS e rede particular). Haja vista o Protocolo Ministerial e o Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento à Covid-19, implantado em fevereiro e atualizado em abril de 2020, o município adquiriu até o momento 800 testes rápidos e 400 exames laboratoriais de PCR Swab.  Deste total já foram utilizados 56% dos Testes Rápidos, ou seja, 640 testes, e 40% dos PCR Swab, ou seja, 160 testes. O Valor dos testes conforme disposto no processo de compra, somado todos, é em média R$ 122 por teste rápido para Covid-19, e o Exame Laboratorial PCR Swab é em média R$ 279,00 por exame. Novas aquisições serão realizadas conforme a demanda. Realizamos a testagens de todos os profissionais de saúde da rede municipal de Monte Sião com teste rápido e PCR, num total de 202 testes. O Ministério da Saúde através do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre disponibilizou 340 testes rápidos para Covid-19, que foram utilizados até o momento 240 testes. Na rede particular, conforme liberação da Anvisa podem realizar os exames para diagnóstico de contaminação de Covid-19, os seguintes estabelecimentos: Farmácias e Drogarias (teste rápido) e Laboratório de Análises Clínicas (teste rápido e PCR). Na última contagem, foram realizados 382 testes. Contudo, para atualizarmos os dados, solicitamos o número aos estabelecimentos, e até o momento não no enviaram a quantidade de testes realizados, do qual, nos comprometemos a enviar posteriormente o total realizado.

Imagem: Pixabay