Pássaros em gaiolas?

Quanto vale a vida de centenas de milhares espécies que são sacrificadas pela ganância de poucos que lucram milhões? Você sabia disso?

Na semana passada, o CRAS de Jundiaí recebeu como resultado dessa impunidade mais de 300 animais silvestres provenientes da Bahia, apreendidos entre o município de Vargem e Bragança Paulista.

Quem vai pagar por isso? Certamente não serão os responsáveis pelo tráfico, mas, sim, os próprios animais indefesos que, além do sofrimento, infelizmente já estão pagando com a vida.

“Essas aves, presas em gaiolas ou viveiros, mal pulam de um poleiro a outro ou conseguem bater as asas. A prisão desses animais em pequenas caixas cercadas de grades, com água e comida, por mais que sejam bem providos com alimentos e remédios, é uma forma de violência injustificada”, comenta Nilto Tatto, Deputado Federal.

Tatto ainda comenta que aqueles que realmente admiram a beleza dessas aves, ou que se encantam ao ouvi-las, podem oferecer comida, água e abrigo aos pássaros que voam livres, ao redor de nossas casas. Há melhores formas de conviver com a fauna do que aprisioná-la. A posse desses animais não pode ser mais importante que a satisfação de ver pássaros livres em nossas janelas.

Toda semana a Associação Mata Ciliar recebe muitas aves aprendidas, compradas ilegalmente ou retiradas da natureza com muitos problemas como: assas e rabos cortados, desnutridas, desidratadas e algumas nem sabem beber água, pois quem as pega, não deixa água disponível e muitas acabam morrendo.

O custo para transportar as aves de volta a seu local de origem é muito alto.

“Para essas aves que vieram da Bahia vamos precisar de 35 mil reais, para levá-las de volta!”, comenta Cristina Harumi Adania, coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar.

Nós, como cidadãos, precisamos denunciar todo e qualquer mau trato contra da fauna – caça, tráficos de animais silvestres, pássaros nas gaiolas, arapucas em matas e outras situações suspeitas.

Ajude a salvar vidas, as aves como outros animais silvestres precisam merecem estar livres na natureza. Sua função é importante para o equilíbrio ambiental.

Precisamos também cobrar dos políticos uma mudança urgente da legislação. Devemos exigir que o crime de caça e tráfico de animais silvestres seja considerado inafiançável e que seus praticantes, além de arcarem com os custos do tratamento, manutenção e reabilitação dos animais resgatados, cumpram penas e efetivas de prisão. Até quando iremos tolerar a impunidade para caçadores e traficantes de animais silvestres?

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, com unidades em Pedreira e Jundiaí, que desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Para ajudar a levantar recursos para pagar as despesas com as aves apreendidas a instituição deu início à uma campanha e está recebendo contribuições financeiras.

 

Campanha

As doações poderão ser feitas para a conta da Associação Mata Ciliar: Banco Santander, Agencia 0281, c/c 13002007-8, CNPJ 61056933/0001-95.

 

DENUNCIE ANONIMAMENTE

Policia Miliar Ambiental de Amparo (19) 3807-5435

Grupamento de Apoio ao Meio Ambiental e Rural (Guarda) – 153

CETESB Fauna – 0800- 113560 digito 8

DENUNCIE pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/Denuncia/Identification

Quanto Mais ligações Menos CRIMES

 

Marcelo Bonfim

Educador e ambientalista