Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo acontece em Lindoia

Lindoia sedia até domingo, 02 de junho, pela quarta vez, a Etapa I do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo. Cerca de 100 atletas de todo o Brasil e seus familiares devem visitar a cidade e movimentar o turismo da região.

As provas e disputas acontecem, das 8h às 16h. O evento tem o apoio da Prefeitura de Lindóia, do Comitê de Organização de Lindóia, do Comitê Brasileiro de Caiaque Polo 2024 e da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa

O local das provas é o Lago do Vertedouro, conhecido como Lagão, onde já ocorreu a primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo em 2023. As modalidades disputadas são: Caiaque Polo Masculino/Caiaque Polo Feminino, nas categorias: Infantil – Júnior – Feminino – Masculino A – Masculino B.

O Atleta é considerado da categoria Infantil se tiver, no máximo, 12 anos e da categoria Júnior se tiver, no máximo 18
anos. As categorias Masculino e Feminino são utilizadas pelos atletas acima de 15 anos.

Caiaque Polo

O polo de canoa , também conhecido como Caiaque Polo , é uma das disciplinas competitivas da canoagem . O esporte também é conhecido simplesmente como “polo” por seus jogadores e torcedores.

No Caiaque Polo cada equipe tem cinco jogadores em campo (e até três suplentes), que competem para marcar na baliza adversária, suspensa a dois metros da água.

A bola pode ser arremessada com a mão ou sacudida com a raquete para passar entre os jogadores e chutar para o gol. Os campos podem ser montados em piscinas ou em qualquer trecho de água rasa, que deve medir 35 metros por 23 metros.

O Caiaque Polo combina as habilidades de navegação e manuseio da bola com um jogo de equipe de contato, onde as táticas e o jogo posicional são tão importantes quanto a velocidade e a forma física de cada atleta. O jogo requer excelente trabalho em equipe e promove habilidades gerais de canoagem e uma série de outras técnicas exclusivas do esporte.

Os caiaques são projetados especificamente para polo e são mais rápidos e leves do que os caiaques típicos, o que lhes confere uma manobrabilidade superior. As lâminas de um remo de pólo têm bordas arredondadas grossas para evitar lesões. As pás também são muito leves e projetadas com força de tração e controle de bola em mente. Pára-choques de nariz e cauda, ​​proteção corporal, capacetes e protetores faciais são obrigatórios.

Foto: Reprodução / Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/05/28/tudo-pronto-para-o-9o-encontro-brasileiro-de-autos-antigos-de-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/05/27/mais-de-710-mil-veiculos-devem-trafegar-pelas-rodovias-da-regiao-durante-o-corpus-christi/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *