RECONSTRUINDO A CONFIANÇA, por Celso Antunes

RECONSTRUINDO A CONFIANÇA

Desde sempre a humanidade vive o dilema de mudanças de organização e pensamento que conduzem o processo de evolução.

Ressalvando o pensamento profético do Apocalipse o que se tem é um Universo em movimento, nada está parado ou é estático, tudo muda, seja o pensamento ou a realidade concreta, o mundo sempre estará em transformação.

O momento é de transição, o atrito entre os contrários dará surgimento ao novo na vida do planeta, pois é assim que a humanidade adquire conhecimento e saber superando velhas idéias e encontrando a solução para os problemas.

Uma mudança extraordinária de modo de pensar se verificou no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, nos Alpes suíços, entre os dias 15 e 19 deste mês.

Reunindo 2.800 participantes de 120 países, entre executivos das maiores empresas mundiais, governantes e economistas, o Fórum teve como o objetivo enfrentar os desafios globais urgentes elegendo como tema o título “Reconstruindo a Confiança”.

A formidável mudança está em que a inflação, dívida dos países, comércio internacional e outros assuntos econômicos perderam relevância para outras prioridades descritas no “Relatório de Riscos Globais 2024”.

O Relatório relaciona os principais riscos em curto prazo (2 anos) destacando a desinformação, os eventos climáticos extremos, a polarização social, a insegurança cibernética (Inteligência Artificial) e os conflitos armados entre nações.

O Brasil está livre de vários itens da lista dos grandes temas mundiais, todavia, a desinformação continua nas redes sociais alimentando ódio e extremismos causando a polarização que torna cada vez mais distante a convivência social.

Este ano mais de 50 países realizarão eleições, podendo ampliar a polarização política, levando a protestos, confrontos e até ataques terroristas.

No Brasil ocorrerão as eleições municipais devendo permanecer fora desses acontecimentos mundiais nefastos, aqui em Águas de Lindóia os candidatos precisam orientar a campanha no mesmo sentido de Davos, o do “Reconstruindo a Confiança”.

 

*Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de RECONSTRUINDO A CONFIANÇA, leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/12/22/o-canto-da-minha-terra-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/19/o-prejuizo-da-paz-por-celso-antunes/