Serra Negra: Alunos do PEI Dr. Jovino Silveira visitam a Alesp

Um grupo de 40 alunos do PEI Dr. Jovino Silveira, de Serra Negra esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na quarta-feira, dia 06, para uma visita guiada, ou seja, uma aula externa de Sociologia e Filosofia.

Os alunos do Ensino Médio foram acompanhados da diretora do PEI Dr. Jovino Silveira, Nádia Maria Correa de Carvalho Silva,  da professora Cristiane Milesi e dos professores responsáveis pelo projeto, Eliane Prado e Filipe Ballespi.

O Projeto de Visitas às Casas Legislativas, prevê o desenvolvimento das temáticas das aulas de Sociologia e Filosofia em área externa, fora da escola, e visa a apresentação do Poder Legislativo para os alunos do 2º Ensino Médio Regular e Técnicos da PEI Dr. Jovino Silveira.

“Tem como objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio a oportunidade de conhecer o funcionamento do processo legislativo, compreender seus direitos e obrigações como cidadãos e ampliar seu entendimento sobre a importância da participação política”, explica Filipe Ballespi

O projeto está dividido em duas partes, sendo a primeira uma visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e na sequência, a visita à Câmara Municipal de Serra Negra, onde os alunos poderão questionar os vereadores e a diretoria da Casa Legislativa sobre os trâmites dos projetos e as formas de participação popular.

O transporte até a Alesp foi gentilmente cedido pela Prefeitura da Estância de Serra Negra que apoia as ações da PEI Dr. Jovino Silveira.

Veja como foi a visita dos alunos na Alesp

Visita a Alesp

Os alunos do PEI Dr. Jovino Silveira chegaram a Alesp por volta das 11h. Devido ao feriado de 7 de setembro – Dia da Independência, eles estiveram na Assembleia na véspera, dia 6, o grupo encontrou o plenário esvaziado, mas contou com a visita guiada proporcionada pela equipe de Comunicação.

Além da contextualização sobre o papel e importância do Poder Legislativo Estadual, os alunos visitaram o plenário da Alesp e simularam os trâmites de um processo na Casa de Leis, ocupando a Tribuna e a cadeira da presidência do Legislativo. Desta forma, puderam vivenciar o processo de debate e votação de projetos de lei.

Encontros na Alesp

Na Alesp , o grupo de alunos do PEI Dr. Jovino Silveira contou com a atenção de Hugo Berti Neto, assessor do deputado Edmir Chedid (União Brasil). O assessor parlamentar acompanhou a visita, representando o deputado que é irmão do prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid (União Brasil).

Hugo Berti Neto proporcionou aos alunos uma visita às dependências destinadas aos deputados, onde os educandos puderam ter uma visão dos espaços reservados às reuniões, discussões e formulações de propostas de leis ou de estudo para as votações.

O deputado Edmir Chedid não estava presente da Alespe na quarta-feira, 06. Ele se recupera de um AVC que sofreu em março deste ano, recebendo alta do hospital dia 31 de maio. Após ficar dois meses internado, o político que tem sua base eleitoral em Bragança Paulista, no Circuito das Águas e RMC, está retomando as atividades profissionais de forma gradativa, conforme a recomendação da equipe médica.

No plenário da casa, o deputado Carlos Giannazi (PSol) recebeu a todos, em especial a diretora Nádia Maria Correa de Carvalho Silva, que faz constante contatos com o parlamentar que é educador e defende a Educação e as lutas dos profissionais da Rede Estadual Paulista.

Foto: Arquivo Pessoal

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/11/policia-civil-de-sp-recebe-inscricoes-para-35-mil-vagas-em-concurso/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/12/abav-travelsp-deixa-aguas-de-lindoia-e-sera-em-campinas-em-2024/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/09/10/aguas-esta-com-inscricoes-abertas-para-curso-de-modelagem-de-blusas/