MOMENTO E CONTEXTO, por Celso Antunes

MOMENTO E CONTEXTO

O turismo é visto pelo momento, como agora no Encontro Brasileiro de Autos Antigos em Águas de Lindóia. O evento é importante, tanto para a divulgação da Estância, se fala em 500 mil visitantes, como para movimentar o comércio local, justificando a iniciativa.

O Encontro começa no dia de Corpus Christi sempre celebrado numa quinta-feira e encerra no domingo, aproveitando assim o feriado prolongado.

Corpus Christi é uma expressão latina que significa corpo de Cristo, um dos princípios fundamentais do catolicismo, o sacramento da eucaristia.

Na teologia católica representa a Última Ceia e o fenômeno da transubstanciação no qual, a hóstia e o vinho se transformam na carne e no sangue de Cristo.

A data pertence ao calendário católico há 800 anos, pela tradição portuguesa trazida para cá se comemora com enfeites floridos das ruas com símbolos da fé.

Tal atividade religiosa atrativa não se desenvolveu na Estância terminando por ceder a praça principal para exposição de autos antigos, símbolo de outro tipo de “fé”, o poder capitalista.

“Fé” que se pode considerar ingênua, da infância e adolescência da humanidade, pois hoje, mais amadurecida, procura eliminar os veículos de combustível fóssil causadores do efeito estufa no planeta.

O automóvel, ao seu tempo, foi um fetiche extraordinário, criador de imaginário poder materialista associando a ideia de riqueza e lindas mulheres com menosprezo social dos despossuídos.

A fetichização causa o prazer do culto aos automóveis sendo responsável pela afluência massiva a Águas de Lindóia, ora transformada em Meca dos autos antigos.

A procura é um benefício para a cidade, todavia não deixa de ser analogia ao “Em Busca Do Tempo Perdido”, obra de Marcel Proust, grande romancista francês.

O livro deve ser encontrado no bunker contra a ignorância: o Sebo do Ismael.

Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de MOMENTO E ECONTEXTO leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/05/13/a-cidade-e-o-latifundio-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/21/horoscopo-chines-por-celso-antunes/