Águas de Lindoia comemora 107 anos de Fundação neste dia 2/07

Carta enviada em 1900 por vigário de Socorro foi responsável pela vinda do médico italiano ao Brasil

A data de fundação de Águas de Lindóia, 02 de julho de 1916, tem embutida dois fatos importantes para a cidade, sem que, no entanto, um tenha relação diretamente com o outro, conforme contou a neta do fundador Dr. Francisco Tozzi, Miriam Tozzi Bernardino, em julho de 2010.

Segundo a saudoda Míriam Tozzi Bernardino, em entrevista a Ana Paula Barbanti, o ano de 1996 remete à instalação da família de Francisco Tozzi às Thermas de Lindoya, e 02 de julho é o dia em que se celebra Nossa Senhora das Graças, santa a qual o médico era devoto.

Neste domingo, dia 2 de julho, a estância comemora 107 anos de fundação, cuja trajetória é marcada por predestinação, conforme ressaltou a neta do fundador.

Debruçada sobre documentos e recortes de jornal, Miriam resgatou os passos que seu avô deu até chegar à Fundação da cidade de Águas de Lindoia para fazer dela um grande centro de cura por meio da água radioativa.

A história da Fundação do município começa muito antes de 1916, bem no início do século XIX. Em 28 de fevereiro de 1900, o vigário italiano de Socorro Carmine D’Angelo escreveu uma carta para o amigo Francisco Antonio Tozzi, que até então morava na Itália.

No texto escrito em italiano, o conterrâneo convida o jovem médico para trabalhar na região. Ele relata seu trabalho e afirma que há também vaga para que o tio de Francisco, o padre Henrique Tozzi, exerça seu ofício em terras brasileiras.

Chegada dos Tozzi ao Brasil

Os Tozzi, Francisco e Henrique, chegaram ao Brasil em 21 de abril daquele mesmo ano. Do porto de Santos os dois seguiram até Socorro. O médico começou a trabalhar na cidade, atendendo aos fazendeiros do local. O padre tornou-se vigário na Capela das Brotas, em Lindóia.

Em Socorro, Francisco conheceu a jovem Philomena com quem viria a se casar em 1901. Decidido a permanecer no Brasil, o médico foi ao Rio de Janeiro para revalidar seu diploma.

A viagem aconteceu antes do casamento, e a distância proporcionou trocas de cartas apaixonadas entre Dr. Francisco Tozzi e a jovem Philomena, conforme conta Miriam Tozzi.

Pouco depois de se casarem e já com a primeira filha, Beatriz, o casal mudou-se para Serra Negra, onde o médico vislumbrava um campo maior de atuação de sua profissão.

No início da década de 1910, o médico teve a notícia da existência de uma fonte termal com forte poder curativo. Os relatos de seu tio Henrique chamaram a atenção dele, que possui conhecimento sobre crenologia, muito utilizada na Europa.

Clinicando em Serra Negra, Francisco Tozzi pedia para que seus funcionários irem às termas pegar água que seria utilizada no tratamento de seus e de pacientes de outros médicos.

Início da Cidade de Águas de Lindoia

Em 15 de agosto de 1914, Dr. Tozzi teve sua grande oportunidade: em um leilão, feito em Serra Negra, arrematou 27 alqueires onde continha três fontes de água quente, localizadas na região do balneário.
No ano seguinte, o médico enviou amostras da água para análise no Colégio Oswaldo Cruz, onde se constatou a radioatividade e o poder de cura da água.

Logo depois, em 15 de julho de 1915, Francisco Tozzi promoveu a 1º Conferência para Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. No evento, ele divulgou os resultados das análises da água. “Dessa forma, ele já chamou a atenção dos médicos para termas”, contou Miriam na edição de 2 de julho de 2010 do Tribuna das Águas.

Depois de passar meses indo e voltando a cavalo de Serra Negra às termas, o médico decidiu mudar-se definitivamente para suas terras, em 1916. Miriam Tozzi valoriza a atitude de sua avó, que apoiou o marido e o ajudou a construir o que viria ser um dos principais centros de crenologia, as Thermas de Lindoya.

“Olha o valor da minha avó. Eles moravam em um casebre com seus cinco filhos. Ela cozinhava para os empregados e tinha muito pouco recurso. Era tudo mato, e para espantar os animais, à noite ela acendia uma fogueira próxima a casa”,  Miriam Tozzi Bernardino

Infraestrutura para a formação da cidade

A partir da fixação da família Tozzi nas termas, o local começou a ganhar infraestrutura. Uma estrada foi aberta com enxadão até Lindóia. Em 1921, criou-se a Via da Saúde, ligando as Thermas, no bairro dos Moreiras, a Itapira, até o bairro dos Prados.

O então presidente do Estado de São Paulo entre os anos de 1920 a 1924, hoje chamado de governador, Washington Luís participou da inauguração.

Muitas pessoas ilustres vieram para cá entre as décadas de 1920 e 1930, como o Conde de Matarazzo, Mário de Andrade, Rui Barbosa e Zequinha de Abreu.

Por seu trabalho em prol da humanidade, Dr. Tozzi recebeu a Comenda Cruzeiro do Sul, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas. Na Itália também foi reconhecido, recebendo do governo de Benito Mussolini.
Miriam contou que seu avó oferecia exclusivamente serviços de saúde.

“Não tinha nada de jogos. Era só termalismo. As pessoas vinham para cá para se tratar. Meu avô oferecia bailes e promovia concursos, para eleger a miss veranista”, Miriam Tozzi Bernardino.

Com problemas cardíacos, Francisco Tozzi se internou em um hospital do Rio de Janeiro, onde veio a falecer em 13 de novembro de 1937. Durante seu funeral, o médico recebeu honras militares. Seu corpo foi trazido para as termas, e depois segundo para Serra Negra, onde está sepultado.

A neta do Fundador de Águas de Lindoia acreditava que toda a trajetória de seu avô não foi por acaso. Para ela, Deus ofertou esta missão a Dr. Tozzi, cruzando a vida das pessoas e possibilitando o surgimento de Águas de Lindóia.

Festividades

Para celebrar os 107 anos de fundação do município, a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Lazer e de Educação realizará solenidade no domingo, dia 2 de julho, a partir das 11h30, no Balneário Municipal, em frente ao busto do Dr. Francisco Tozzi. A programação também prevê a Missa em Ação de Graças, marcada 10h, na Igreja de N. S. das Graças.

O prefeito Gil Helou, seu vice João Orrú, secretários municipais e demais autoridades estarão presentes nos eventos. Na ocasião, acontece a homenagem que tradicionalmente é realizada em frente ao busto do fundador da cidade.

Veja a programação do aniversário de Fundação de Águas de Lindoia:

  • 02/07 – 11h30 – Solenidade de homenagem em frente ao Busto do Dr. Francisco Tozzi – Balneário Municipal
  • 02/07 – 17h00 MP2 – Pop Rock / Praça Adhemar de Barros
  • 02/07 – 20h00 Musical Veredas – MPB / Praça Adhemar de Barros

Foto: Reprodução da edição de 10 de julho de 2010, tendo a saudosa Miriam Tozzi Bernardini junto ao acervo histórico da família Tozzi.

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/30/velho-e-pobre-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/30/pei-dr-jovino-silveira-doa-agasalhos-ao-fundo-social-de-serra-negra/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/06/29/ibge-populacao-de-lindoia-e-de-7010-e-de-aguas-de-lindoia-de-17829-habitantes/