PM e GCM prendem dois por furto de fios no Lagão

Apesar das chuvas intensas na noite desta terça-feira, dia 30, a Guarda Municipal de Lindoia (GCM) e a Polícia Militar foram acionadas devido a ação de dois homens no Contorno do Lago, Lagão, suspeitos de furto de fios.

Segundo apurado junto a GCM, os policiais de plantão, por volta das 21h40 foram acionados para averiguarem a denúncia de possível furto de fios por dois homens que estavam no Lagão, embaixo de chuva, mexendo na fiação térrea.

Os policiais depararam-se no local com um homem em pé, com vara para pescar em mãos e outro estava de cócoras e ao avistar os policiais, se levantou e jogou um objeto fora. O objeto lançado era uma ferramenta, alicate Turquês.

Ao serem indagados pelos policiais os homens negaram serem autores de tentativa de furto de fios, mas depois reconheceram que as ferramentas encontradas nas proximidades do Lagão eram deles. Entre as ferramentas havia Uma machadinha, um canivete e um alicate.

Os policiais ao vistoriarem o local encontraram vários postes com fios cortados e pontos com terra remechida, caracterizando idícios de crime pretendido, constituindo num flagrante a ser analisado pela justiça.

Os homens foram conduzidos para a Delegacia de Serra Negra, Plantão da Polícia Civil, após receberem voz de prisão por flagrante de furto. Segundo informações da polícia, ambos possuem passagem pelo sistema prisional, sendo que um deles por crime de furto.

O delegado de plantão, Rodrigo Caldeira Sala, ratificou a prisão dos dois homens e eles foram recolhidos e estão a disposição da Justiça, devendo passar por audiência de custódia.

Qual a diferença entre furto e roubo?

Furto é a subtração de algo móvel pertencente a outra pessoa para si ou para outrem. Caracteriza-se pela ação de tirar de outra pessoa algo móvel que lhe pertença, sem a sua permissão, com o objetivo de domínio definitivo do bem.

Roubo pode ser considerado um crime mais grave do que o furto, isto porque a ação principal é a mesma, ou seja, tirar de alguém um bem móvel. Contudo, no roubo para a subtração do bem há o emprego de grave ameaça ou violência contra a pessoa, ou por qualquer outro meio que reduza a capacidade de resistência da vítima.

Foto: Fios estavam prontos para serem levados (divulgação / GCM)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/05/28/duda-mazolini-vence-batalha-e-prossegue-no-the-voice-kids/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/05/31/governo-de-sp-abre-parcelamento-de-ipva-inscrito-em-divida-ativa/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/05/28/um-grupo-de-alunos-da-pei-dr-jovino-silveira-estiveram-no-ultimo-dia-18-o-sitio-vila-serena-sede-da-brahma-kumaris-em-serra-negra/