A GRANDE COMÉDIA, por Celso Antunes

A GRANDE COMÉDIA

O faroeste brasileiro, protagonizado por Roberto Jefferson e Carla Zambelli, atesta que não há motivo de preocupação da população com as manifestações à frente dos quartéis e bloqueios nas estradas.

As cenas são de série cinematográfica com apelo às armas, sejam as pessoais ou as Forças Armadas, para reverter o resultado eleitoral.

Porém, ninguém tem coragem de atirar para matar resultando entre mortos e feridos, apenas a ameaça de golpe e todos salvos.

Pode ser classificado, então, no gênero de comédia de humor mórbido, provoca medo e riso quando o espectador percebe que é farsa.

Não é da índole do brasileiro partir pro pau, como se diz popularmente.

Para aglomerar gente é necessário providenciar churrasco, bebidas, lanche, conforto de barracas, banheiro químico e criar um ambiente de festival, como são os acampamentos “golpistas”.

É necessário que seja pacífica, o direito de livre manifestação é democrático.

Não se pode pensar em violar a lei e partir para a baderna, como aconselharam as próprias Forças Armadas.

Como todo faroeste há, também, um xerife destemido que impõe pesadas multas, busca e apreensão e prisão até para brancos e empresários se necessário.

Há que se considerar que a manifestação é de supremacia branca, excluindo negro, afro descendente e povos originários que formam a maioria da população brasileira.

Todo fascista é bolsonarista, mas nem todos os eleitores do presidente são radicais como atestam os conservadores, evangélicos e os anti-lulopetismo que votaram 22.

O segmento de extrema direita é formado apenas por empresários, pecuaristas, produtores de soja e indústria e comércio de armas, já identificados.

São eles os promotores dessa artificial “livre manifestação” e não representam mais que 20% dos eleitores do próprio Bolsonaro.

Estão condenados ao fracasso total, embora persistam.

Golpe é um sonho fascista, é uma comédia nos dias de hoje.

Celso Antunes, Águas de Lindoia (SP). O autor da coluna escreve de forma voluntária e livre, crônicas e artigos pessoais sobre temática política, sociedade, comportamento etc.

Além de  A GRANDE COMÉDIA leia outros artigos de Celso Antunes:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/09/cade-os-generais-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/29/a-galinha-dos-ovos-de-ouro-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/15/bombas-de-mentiras-por-celso-antunes/