Adeus a João Carlos Godoy, o grande incentivador do Conseg de Lindoia

Acordei neste domingo, dia 08 de janeiro, com um mensagem no WhatsApp informando o falecimento de João Carlos de Godoy, um dos maiores colaboradores do Conseg de Lindoia, na verdade, a alma do Conselho Comunitário de Segurança.

O velório do amigo e parceiro deste Tribuna das Águas, será após às 11h40, com o sepultamento previsto para as 16h, no Cemitério de Lindoia. Natural de São Paulo, Capital, nasceu em 28 de Julho de 1943.

João Carlos Godoy veio para Lindoia em 2006, após de aposentar por 30 anos de dedicação a área administrativa. Formado em escola militar, se graduou em Ciências Sociais, e talvez por isso, tenha se dedicado tanto a educação. Ele desenvolveu vários projetos relevantes, como o Conseg na Escola, para os alunos da EE Pedro Toledo.

O Conseg na Escola, além de indicar carreiras e opções de estudos aos jovens do Ensino Médio, também valorizava os  profissionais de diversas áreas, que atuavam na cidade de Lindoia, aproximando a comunidade das ações da escola. Eram palestras e debates que se travavam em torno do mercado de trabalho.

Em 2018, quando voltei a lecionar na rede estdual de ensino, criei um projeto de combate ao Bullying, tendo João Carlos Godoy como elo de parceria com o Conseg. A ação resultou numa sala de cinema em meio a quadra da EE Pedro de Toledo.

Graças ao trabalho em parceria, foi possível realizar esta e tantas outras ações, pois além da escola, o apoio do amigo João Carlos Godoy também se fazia presente em forma de textos, convites e informações ao Tribuna das Águas.

Saudações aos familiares

O momento é de tristeza, pois  João Carlos Godoy foi uma pessoa ímpar. Ele se dedicava ao Conseg de forma integral. Era uma pessoa cheia de jovialidade, gostava de novos projetos, de viver e de se relacionar com as pessoas.

Nesses últimos dias, durante o tempo em que esteve enfermo, ficou um vazio sem sua presença na Paradria Pão da Serra, nos caminhos aí, onde normalmente era possível vê-lo cheio de vida e vontade de servir.

João Carlos circulava, e nesse ir e vir, mantinha a diplomacia elegante, com diversas anotações das necessidades das pessoas e das ideias que surgiam para melhorar a segurança de Lindoia, ou seja, sempre estava preocupado com a coletividade.

Uma perda lamentável, uma pessoa que viveu intensamente aquilo que acreditava. Aos amigos e familiares meus sentimentos. Sr. João se vai, e com ele uma parte dessa história recente do Conseg de Lindoia, pois foi um dos idealizadores e quem mais o promoveu ações de segurança comunitária.

(*) por Eliane Prado

Foto: Reprodução / Facebook

 

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/07/janeiro-branco-brahma-kumaris-realiza-palestras-online-sobre-saude-mental/