Lindoia acelera coleta de dados do Censo 2022

O município de Lindoia avançou nas últimas semanas na coleta dos dados do Censo 2022, mas ainda está com dificuldade em finalizar coleta de dados.

Segundo Thiago Pimentel, que trabalha como recenseador e aproveitou para aumentar a carga horária nessa reta final das entrevistas, o trabalho do Censo 2022 teve que ser redistribuído e está ativo.

“A maior dificuldade que eu como recenseador encontrei em campo foi a resistência de muitos moradores em responder ao questionários. Por muitas vezes fui xingado na porta das casas, deixado esperando sem resposta com o morador dentro da residência e até já chamaram a polícia para mim, como se eu estivesse perturbando”, destaca

Para Thiago, essas situações ocorreram pois o momento da coleta de informações do Censo 2022 não foi propicio.

” Visto que o país passa por uma polarização politica e muitas pessoas nos confundiam ( e até hoje ainda nos confundem mesmo após as eleições ) como sendo apoiadores de um politico ou outro”, explica o recenseador.

Ele conta, com certa indignação, que o Censo do IBGE é feito desde a década de 1930 e deveria ter uma participação popular maior.

“O Censo é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. A população precisa entender que o Censo é a principal parâmetro para que as politicas publicas sejam feitas corretamente em cada município. Por favor recebam os recenseadores. É para o bem de todos os brasileiros”, apela Thiago.

Trabalho de campo

Nessa reta final da coleta de dados do Censo 2022, segundo Thiago Pimentel, em Lindoia, o público alvo é o questionário dos domicílios que já foram visitados, mas ainda não tiveram os questionários respondidos.

“O objetivo nessa reta final é fazer a coleta de dados com aqueles moradores que ainda não responderam, seja por não estarem em suas residências no momento da visita ou por se recusarem a responder”, comenta.

Thiago destaca que a recusa em receber os agentes do Censo é constante:

“São Paulo é o estado com maior índice de recusa do país. A população pode ajudar recebendo os recenseadores com cordialidade o que muitas e muitas vezes não acontece. A entrevista é muita rápida e simples. A população precisa entender que o censo é fundamental para o crescimento do país”, finaliza.

Prazos

Quanto aos prazos, ainda não há prazo definido para conclusão do Censo 2022. A pesquisa começou a ser feita apenas em agosto de 2022, com atraso. Estava prevista para ser concluída em outubro de 2022, mas foi prorrogada.

Uma das principais dificuldades do IBGE foi a escassez de recenseadores, mas há também outros obstáculos atrasaram a coleta de informações, como a recusa dos domicílios em receber os recenseadores.

O Disque-Censo vai permanecer ativo em janeiro e fevereiro de 2023 para que os brasileiros possam responder as perguntas da pesquisa.

Para quem não foi contatado presencialmente pelos recenseadores, é  preciso solicitar a visita de um representante da instituição via telefone por meio do “Disque Censo”.

Para participar, basta discar o número “137” e agendar a entrevista. A ligação é gratuita, e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento do “Disque Censo” é de segunda à domingo, das 8h às 21h30.

Em Lindoia, o atendimento tem um reforço através do  (19) 3898 1909 para que a população seja atendida e tire suas dúvidas esclarecidas.

Foto: Tiago Pimentel, um dos responsáveis pela coleta de informações do Censo 2022 em Lindoia.

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/24/censo-2022-coleta-de-dados-atrasa-e-numeros-parciais-prejudicam-municipios/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/22/plano-regional-de-coletas-seletivas-multiplas-visa-gerar-emprego-e-renda/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/22/policia-militar-prende-homem-com-grande-quantidade-de-drogas-em-amparo/