Prefeitura de Lindoia ajuda Socorro após enchente

A Prefeitura de Lindoia se solidarizou, já nas primeiras horas após as chuvas fortes que caiu em Socorro nesta segunda-feira, dia 02, das 18 às 20 horas, ofereceu ajuda a cidade vizinha. Segundo divulgado pela instituição, a mobilização foi em solidariedade as vítimas da enchente ocorrida e, a população em geral.

Choveu em Socorro 140 mm em menos de uma hora, o que corresponde a 140 litros de água por metro quadrado, uma quantidade considerada completamente fora dos padrões normais.

O Prefeito de Lindoia, Luciano Lopes (PSDB) esteve no local junto com a nossa equipe da Defesa Civil para prestar auxílio. Um caminhão pipa  da Prefeitura de Lindoia foi disponibilizado e ajudou na limpeza das ruas, mostrando a atuação do departamento, e que inclusive atua em outras cidades, quando necessário.

O Diretor de Meio Ambiente, Agricultura da Prefeitura de Lindoia e responsável pela Defesa Civil, Marco Antônio da Silva, fez vistorias em algumas residências e deve apresentar um relatório as autoridades daquele município, para que as medidas cabíveis com relação à segurança dos imóveis sejam tomadas.

O alerta continua, a estimativa é que mais chuvas ocorram nos próximos dias em na região.

prefeitura de Lindoia
Divulgação: PML / Facebook

Socorro está em “estado de atenção”

Os temporais que arrastaram carros e geraram estragos colocaram Socorro em estado de atenção para chuvas. Segundo a Defesa Civil, o acumulado nos últimos três dias foi de 178,6 milímetros, sendo 140 mm só em duas horas na segunda-feira, dia 2.

O temporal inundou a região central de Socorro entre o fim da tarde e noite da segunda. Carros foram arrastados e ficaram submersos, lojas foram invadidas pela água e produtos foram perdidos, e outros imóveis também ficaram danificados. Além disso, uma estrada foi interditada. Não houve feridos.

Na semana passada, a cidade de Águas de Lindoia estava em estado de atenção, na região de Campinas, conforme boletim da Defesa Civil, divulgado nesta terça-feira, dia 27, tinha listado 10 cidades nesta mesma condição.

O estado de atenção é determinado devido ao acumulado de chuva nos últimos dias. O estado de atenção ocorre quando o município registra ao menos 80 mm de chuva em três dias. A classificação indica risco de deslizamentos de terra, quedas de muros, além de eventual inundação.

Foto: Prefeitura de Lindoia / Facebook

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/03/socorro-fica-sob-lamacais-e-recuperacao-e-feita-em-mutirao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/02/lavinia-e-o-primeiro-bebe-de-2023-nascido-em-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/29/aguas-em-estado-de-atencao-coloca-defesa-civil-em-alerta/