Socorro fica sob lamaçais e recuperação é feita em mutirão

Após um temporal destruir casas e lojas e deixar carros submersos, moradores formam mutirão para retirar lamaçais em Socorro. A situação de devastação de ruas tomadas por lamaçais foi marcante na manhã desta terça-feira, dia 03, após o temporal que causou dezenas de estragos na cidade.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em cerca de três horas, choveu o equivalente a 116,6 milímetros, entre 18h10 a 21h10. Com uma trégua da chuva, a água baixou, e moradores e equipes de prefeituras da região formaram um mutirão para retirar os lamaçais nos locais atingidos.

O temporal de cerca de três horas alagou a região central de Socorro. Com o transbordamento de um ribeirão que corta a cidade, a água invadiu lojas e arrastou carros. Um ribeirão que corta a cidade transbordou.

Segundo a Defesa Civil, uma das situações mais críticas foi na Avenida 13 de Maio, com vários pontos alagados e carros atingidos.

Lamaçais
Imagem facebook / Redes sociais
Lamaçais
Imagem facebook / Redes sociais
Lamaçais
Imagem facebook / Redes sociais

Em nota oficial, a administração municipal informou que foram registrados 16 pontos de alagamento e ao menos 10 desmoronamentos. A rodovia que liga Socorro a Lindoia chegou a ser interditada por causa da queda de uma encosta. Na manhã desta terça-feira a via já havia sido liberada para o trânsito, mas exige cuidados por parte dos motoristas.

Força-tarefa formada por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e prefeitura de Socorro, além de homens das prefeituras de Águas de Lindoia, Lindoia e Monte Alegre do Sul atuam nas ruas e avenidas atingidas e monitoram aos bairros da estância.

O ginásio municipal de esportes de Socorro foi aberto para receber eventuais desabrigados e fornecer ajuda e informações. O prédio fica na rua Halin Feres, 340 ao lado do Centro de Saúde. O contato pode ser feito pelo telefone (19) 9.9782-3080. A previsão indica a chance de mais chuva para toda a região nas próximas horas.

Solidariedade

A Prefeitura da Estância de Amparo disponibilizou na manhã desta terça-feira, 3, dois caminhões pipa, com capacidade de 6 e 15 mil litros, e mais quatro servidores para auxiliar na limpeza das ruas do município de Socorro, afetado pelas fortes chuvas da segunda-feira, 2.

Lamaçais em Socorro
Imagem: Prefeitura de Amparo

Nesta terça-feira, 3, os esforços do município são para garantir a limpeza das ruas, que ficaram cobertas de lama.

 

(*) Com informações G1 e Rota das Águas

Fotos extraídas das redes sociais / Facebook

Veja mais:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/01/02/lavinia-e-o-primeiro-bebe-de-2023-nascido-em-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/29/aguas-em-estado-de-atencao-coloca-defesa-civil-em-alerta/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/24/biquini-cavadao-abre-festival-de-verao-de-aguas-de-lindoia-dia-6-01/