Região tem 4 mil beneficiados com “Saidinha de Natal”

A “Saidinha de Natal”, um indulto temporário, que vai beneficiar 4.357 detentos nas unidades prisionais na região de Campinas. Os presos podem deixar os presídios nesta sexta-feira, dia 23 e ficam em liberdade até 3 de janeiro de 2023.

O benefício é concedido pelo Poder Judiciário, pois está previsto na Lei de Execução Penal, e contempla aqueles que cumprem sentença em regime semiaberto.

Caso o beneficiado com a “Saidinha de Natal” não retorne à unidade prisional de origem na data agendada, ele passa a ser considerado foragido e, se recapturado, volta a cumprir pena no regime fechado.

No Estado de São Paulo o total de beneficiados chega a cerca de 38 mil.

Segundo as autoridades, as saídas têm o objetivo de conceder aos detentos a ressocialização com famílias e amigos. O problema é que muitos aproveitam essa vantagem para cometer novos crimes e fugir.

A legislação penal prevê que parte dos detentos que recebem a liberdade temporária são monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Indulto de Natal

O presidente Jair Bolsonaro (PL), assinou nesta semana o decreto presidencial que concede indulto de Natal para policiais e militares. O perdão de pena vale para crimes cometidos por policiais há mais de 30 anos.

O decreto foi publicado na edição desta 6ª feira (23.dez.2022) do DOU (Diário Oficial da União). Pelo texto, é concedido perdão de pena para policiais condenados, ainda que provisoriamente, por crime praticado há mais de 30 anos e que à época não era considerado hediondo.

O decreto presidencial costuma ser concedido todos os anos no período próximo ao Natal. Caso seja beneficiado com o indulto, o preso tem a pena extinta e pode deixar a prisão.

Dentre os beneficiados com o indulto deste ano estão agentes de segurança pública condenados por crime culposo (sem intenção de cometer o delito), desde que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, e militares das Forças Armadas condenados em casos de excesso culposo durante atuação em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Quem tem direito ao indulto de Natal

  • policiais condenados, ainda que provisoriamente, por crime praticado há mais de 30 anos e que não era considerado hediondo à época;
  • pessoas maiores de setenta anos de idade, condenadas a pena privativa de liberdade, que tenham cumprido pelo menos um terço da pena;
  • pessoas condenadas por crime cuja pena privativa de liberdade máxima em abstrato não seja superior a cinco anos;
  • pessoas acometidas por paraplegia, tetraplegia ou cegueira, posteriormente ao delito ou dele consequente, comprovada por laudo médico oficial;
  • pessoas com doença grave permanente, que imponha severa limitação de atividade e exija cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal;
  • pessoas com doença grave, como neoplasia maligna ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), em estágio terminal e comprovada por laudo médico oficial.

Condenados por crimes hediondos não podem ser beneficiados.

Como funciona o indulto de Natal?

O indulto de Natal é o perdão de pena. Se beneficiado com o indulto, o preso tem a pena extinta e pode deixar a prisão.

O indulto de Natal não tem efeito automático após a publicação do decreto. É necessário que advogados e defensores públicos de cada detento beneficiado com indulto acionem a Justiça para pedir a expedição do alvará de soltura.

Qual a diferença entre indulto e Saidinha de Natal?

A saidinha em feriados e datas comemorativas específicas é uma saída temporária. Pouco antes da data, são definidos critérios para conceder o benefício da saída e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados.

Já o indulto é o perdão da pena, com sua consequente extinção.

Foto: Presídiom de Hortolândia (Divulgação / Reprodução Facebook)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/23/lindoia-encerra-programacao-de-natal-com-papai-noel-no-trio-eletrico/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/22/aguas-de-lindoia-concerto-das-aguas-celebra-a-magia-do-natal/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/22/serra-negra-se-destaca-no-concurso-estadual-qualidade-do-cafe-paulista-2022/