Filme dos alunos da EE Jovino Silveira narra a saga do café em Serra Negra

Nesta quarta-feira, dia 07, a PEI Dr. Jovino Silveira, em Serra Negra celebrou a culminância dos cursos de Eletivas do Ensino Médio. Um dos trabalhos desenvolvido foi o filme “A Saga do Turismo do Café em Serra Negra”.

A produção foi realizada pelos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, com a direção dos professores Eliane Prado e Gustavo Ruiz, contando ainda com a colaboração voluntária do jornalista e empresário Gerson Cordeiro e do técnico em edição, Leonardo Franklin Cirilo De Moraes.

No filme, que tem 10 minutos de duração, os alunos trilharam a conexão entre as lavoura de café, a imigração italiana e a vocação turística da Estância de Serra Negra, e destacaram, o turismo de experiência, que tornou a grande aposta da cidade no pós pandemia.

Entre os entrevistados no documentário estão: Giuliana Marchi, do Café Santa Serra; Giane Olivotto, do Pesqueiro Olivotto, Viviane Bruni, do Museu do Café e a presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Serra Negra), Sirlene Terenciani.

A apresentação da culminância contou com a presença da diretora do PEI Dr. Jovino Silveira, Nádia Maria Correa de Carvalho Silva, das vice diretoras, Lúcia Schiavo e Roseli Corrêa; da Coordenadora Geral, Adriana Tafner, de profissionais da Efape, Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, professores, alunos e convidados.

Ação Pedagógica das Eletivas

O componente curricular eletivas é de livre escolha do aluno, respeitando necessidades e interesses (art. 2º da Res. 57/2000) e quando aplicado ao Ensino Médio, têm como objetivo ser uma preparação para a vida adulta, profissional e acadêmica.

O componente curricular está previsto na legislação do Novo Ensino Médio. As eletivas são disciplinas temáticas, que servem para compor a parte diversificada do currículo do estudante.

O filme “A Saga do Turismo do Café em Serra Negra” é a realização da eletiva: Documentário – Arte, Produção Jornalística e História Oral, neste 2º semestre de 2022.

Na eletiva, entre os objetivos do trabalho, segundo a professora e jornalista Eliane Prado, está a possibilidade dos alunos em experienciar a ocupação de lugares públicos, travar diálogos com os protagonistas da história do turismo local, e também, promover o acesso aos circuitos turísticos da Estância Hidromineral de Serra Negra, desenvolvendo assim, a inclusão social, além da abertura a novas tecnologias e horizontes.

O filme a “A Saga do Turismo do Café em Serra Negra” pode ser visto através do Youtube:

Trata-se de uma produção escolar, com a utilização apenas do celular e edição caseira, porém com trabalho de pesquisa e reportagem.

Homenagem à Gerson Cordeiro

O jornalista e empresário Gerson Cordeiro recebeu homenagem da PEI Dr. Jovino Silveira por sua atuação, de forma voluntária, na produção do vídeo  “A Saga do Turismo do Café em Serra Negra”. Ele esteve na escola, em sala de aula, ministrando capacitação para filmagens e produção de vídeo.

Além disso, ele esteve no primeiro semestre desse ano, na escola, ministrando técnicas de produção fotográfica para outra turma, que deu origem a exposição: “Serra Negra: Nossos Terras e Nossas Histórias”.

Gerson Cordeiro é membro ativo do Comtur de Serra Negra e trabalha para a divulgação do Turismo de Serra Negra, com produção de vídeoas, trabalhos publicitários e jornalísticos.

 

Fotos: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/07/amparo-tem-show-gratuito-d-familia-lima-nesta-sexta-9/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/07/passeio-ciclistico-do-natal-luzes-da-serra-e-neste-sabado-10/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/07/copasa-renegocia-debitos-de-faturas-em-atraso-ate-dia-30-12/