Monte Sião: Listas de boicote a apoiadores de Lula são destaque na mídia

O portal G1 e o jornal Folha de S. Paulo divulgaram nesta semana matérias  jornalísticas sobre as listas de boicote a apoiadores de Lula que circulam nas redes sociais, relativas a moradores de Monte Sião. As ações criminosas também renderam nota da OAB de Brazópolis, Monte Sião e de Ouro Fino.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brazópolis, Ouro Fino e Monte Sião publicaram notas de repúdio contra eleitores que criaram e divulgaram listas indicando e pedindo boicote contra donos de estabelecimentos que não votaram em Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a nota, que foi divulgada pela OAB de cada uma das três cidades do Sul de Minas, este tipo de ação vai contra à democracia.

A nota da OAB de Ouro Fino pontua que “não basta proclamar-se democrático. É preciso demonstrar, com ações, o respeito da Comunidade, principalmente acatar o que dispõe nossa constituição”.

Já a OAB de Monte Sião destaca que “tal lista do boicote é abominável, criminosa, pois incita a violência e a discriminação política partidária e ainda gera dano moral, material e lucros cessantes pois pretende causar prejuízo às empresas que tiveram seu nome expostos na lista e na mídia social”.

Crime

“Essas listas configuram crime. A pessoa física ou a pessoa jurídica pode ser vítima de crime de difamação. Aqueles que divulgam por qualquer meio ou facilite a divulgação da lista sabendo da informação que é preconceituosa e difamadora também está cometendo crime. O crime mais simples e mais leve deste tipo de conduta é o de difamação, embora possa configurar também, neste contexto, com um crime de maior gravidade”, explicou o advogado criminalista e professor universitário, Valdomiro Vieira ao portal G1

Veja matéria completa no G1 https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2022/11/03/oab-repudia-listas-que-boicotam-comerciantes-que-nao-votaram-em-bolsonaro-no-sul-de-mg.ghtml?fbclid=IwAR1v1ebmha8E2FqWmOcVdI1aYeOtUVOjr-xA0M6VgH9AP_xaquftvsCKB2g

Folha destaca boicote

Na edição do dia 01 de novembro, o jornal Folha de S. Paulo abordou o assunto, destacando a ação de ilegalidade nos grupos de whatsApp em Monte Sião. A matéria sob o título: “Nas redes, bolsonaristas convocam boicote e criam clima de terror contra opositores em Monte Sião (MG)”, é publicado áudios e as postagens das listas de comerciantes que foram divulgados pelos apoiadores do presidente derrotado nas urnas em 30 de outubro.

Há também comentários das pessoas que foram citadas nas listas, com desabafo sobre a violência sofrida pelos extremistas.

Veja na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2022/11/nas-redes-bolsonaristas-convocam-boicote-e-criam-clima-de-terror-contra-opositores-em-monte-siao-mg.shtml

Foto: Reprodução G1

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/04/familia-busca-por-homem-desaparecido-desde-os-protestos-bolsonaristas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/02/bloqueio-bolsonaristas-nas-rodovias-faz-amparo-suspender-coleta-de-lixo/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/10/31/monte-siao-apoiadores-de-bolsonaram-bloqueiam-portal-de-monte-siao/