Veja os resultados Ideb 2021 das cidades da microrregião do Circuito das Águas

Balanço inclui escolas de Águas de Lindoia, Socorro, Lindoia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul

Foi Divulgado nesta sexta-feira, dia 16, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira) com informações da qualidade do ensino no Brasil entre 2019 e 2021. Os números criam um perfil da Educação na Pandemia, embora especialistas tenham cautela ao interpretar os dados.

Segundo alguns especialistas, uma análise apressada dos resultados levaria a conclusão de que a pandemia pouco afetou o aprendizado, desconsiderando medidas como fechamento das escolas e a aprovação compulsória dos estudantes.

O Ideb, em síntese, mede a qualidade do ensino na rede pública e privada e varia em uma escala de 0 a 10.
No geral, para o Ensino Médio, o índice manteve-se estacionado em 4,2 quando comparado a última edição realizada antes da covid-19, em 2019. Já nos primeiros anos do Ensino Fundamental, variou apenas de 5,9 para 5,8 – uma mudança que não dá conta de explicar o grande impacto da pandemia na alfabetização de crianças.

A variação ínfima nos números é explicada, principalmente, por dois fatores: a aprovação automática de alunos durante a pandemia, instituída em diversas redes de ensino no país, e a de estudantes que realizaram as provas de português e matemática do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

O Ideb é calculado cruzando os dados de aprovação e as notas obtidas no Saeb. Com a aprovação automática dos estudantes e a queda no número de participantes no Saeb, os resultados acabaram distorcidos, não representando os reais impactos da pandemia no aprendizado.

Veja os resultados do IDEB nas cidades de Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Socorro e Serra Negra

Ideb

No Ensino Fundamental, anos iniciais, os resultados nos municípios o IDEB 2021 teve notas maiores nas escolas E M. Comendador Pedro Facchini , de Águas de Lindoia, com nota 7,3; seguido pela E.M Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis, com nota 7,1, em Socorro e a Escola Estadual PEI Nair de Almeida, 7,0, em Serra Negra (veja quadro acima).

ideb

 

Já com relação ao Ensino Fundamental Anos finais, de 6º ao 9º ano, as escolas com melhores resultados no Ideb 2021 foram: EE Dr. Francisco Tozzi, nota 6,3, em Águas de Lindoia e EMEF Esther Gomes Valente, nota 6,1, em Monte Alegre do Sul.

ideb

No Ensino Médio, os destaques  da microrregião no Ideb 2021 foram as escolas EE Profa. Franca Franchi, em Serra Negra e EE Prof. Clodoveu Barbosa, em Monte Alegre do Sul, ambas com nota 5,3 e  a EE Pedro de Toledo, em Lindoia com nota 5,2.

Números do IDEB 2021

A meta do Brasil para o Índice em 2021 era atingir nota 6,0 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 5,5 para os anos finais e 5,2 para o Ensino Médio.

Foto: Reprodução / Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/09/17/camara-de-aguas-de-lindoia-faz-concurso-para-5-cargos/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/09/17/ha-vagas-tenda-atacado-contrata-para-amparo-e-regiao/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/09/16/sarapatel-no20-por-ismael-rielli/