Lindoia tem um caso suspeito de Varíola dos Macacos

A cidade de Lindoia entrou nesta quarta-feira, dia 17, para a lista de municípios da região de Campinas, na Secretaria de Estado da Saúde, com um caso suspeito de Varíola dos Macacos ou Monkeypox. Trata-se de uma paciente gestante, cuja idade  e estado de saúde não foram informados a este jornal.

Os testes com a paciente de lindoia foram feitos na Unicamp e os resultados devem ser conhecidos nos próximos dias. Há também a possibilidade de mais um caso suspeito, o esposo da paciente pode também ter os sintomas da doença. Ele deve receber atendimento médico e passar por exames.

Nesta quarta-feira, dia 17, o número de moradores infectados pelo vírus da Varíola dos Macacos subiu para 54 na região de Campinas.

O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, ao menos 2.158 pessoas já foram infectadas pelo monkeypox no estado de São Paulo desde o primeiro registro da doença no Brasil há pouco mais de dois meses, um morador da capital paulista, em 9 de junho.

Apesar do nome da doença fazer referência aos macacos, a doença é transmitida entre humanos, principalmente pelo contato pele com pele, mas também por gotículas e objetos contaminados compartilhados. O contágio entre homens que têm contato íntimo com outros homens têm sido mais frequente.

Cerca de 3 mil casos suspeitos aguardam resultados de exames no país, que concentra, por enquanto, os diagnósticos em oito laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, o Instituto Adolfo Lutz, em SP.

Varíola dos Macacos ou Monkeypox

A Varíola dos Macacos ou Monkeypox é transmitida por contato próximo dos infectados, através das vias respiratórias, lesões de pele, fluidos corporais e objetos contaminados. O período de incubação é de até a 21 dias, por isso é preciso atenção aos sinais da doença para diagnosticar um caso suspeito.

Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, nas costas e nos músculos; cansaço, calafrios e lesões na pele. Não há tratamento específico, porém é recomendado o isolamento do doente até a cicatrização completa das feridas.

Apesar do nome popular, a Monkeypox não é transmitida por macacos. A nomenclatura foi dada por que o vírus foi identificado pela primeira vez em primatas mantidos em cativeiro.

Foto: Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/16/gcm-de-socorro-prende-em-20-minutos-assaltantes-de-farmacia-em-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/17/prefeitura-de-amparo-abre-concurso-para-66-vagas-diretas-e-cadastro-reserva/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/13/serra-negra-lanca-orientacoes-para-a-rede-hoteleira-sobre-monkeypox/