Festa do Morango de Monte Alegre do Sul começa dia 19

A 27ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul, no Circuito das Águas Paulista, começa na sexta-feira, dia 19, com vários dias de evento e programação especial.

A Festa tem programação de 19 a 21, 26 a 28 de agosto e de 02 a 07 de setembro. Monte Alegre do Sulpromete adoçar o paladar de quase um milhão de turistas que passam pela região durante o mês de agosto.

A Festa do Morango funciona das 10h às 22h, a entrada é gratuita. O evento ocorre pelas intermediações do Centro histórico e na Praça Bom Jesus com atrações como: shows, praça de alimentação, exposições, stands de doces, mini shopping, city tour, parque de diversão, decoração temática, artigos diversos e muito mais.

Durante a Festa do Morango, o clima frio de montanha se apresenta. Mesmo no inverno, a cidade de Monte Alegre do Sul que, no dia a dia é pacata, mostra que sabe como agradar os visitantes. Entretanto, os atrativos não se limitam à área reservada para a festa. É possível explorar os quatro cantos da cidade e conhecer melhor a rica gastronomia, os alambiques, atrativos turísticos e a cultura interiorana.

Mais informações: www.montealegredosul.tur.br

Cultivo do Morango

O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história de Monte Alegre do Sul, pois a cidade foi responsável pelo plantio das primeiras mudas do estado de São Paulo.

O cultivo do morango tem por base a agricultura familiar, e ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que fizeram brotar os frutos mais doces da região.

Em Monte Alegre do Sul destacam-se variedades de morangos: Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real. A produção prevista para este ano é de aproximadamente 500 toneladas de morangos.

História da Festa do Morango

A Festa do Morango foi criada no ano de 1994 a fim de incentivar produção de uma das frutas mais desejadas pelo consumidor brasileiro. O morango foi escolhido não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico.

Na década de 1940, os morangos começaram a ser cultivados em Monte Alegre do Sul, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Daí em diante, foram desenvolvidas diversas variedades. Ainda hoje, Monte Alegre do Sul é considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.

Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas desenvolvidas especialmente para o evento. É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados por doceiros da cidade.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/13/serra-negra-lanca-orientacoes-para-a-rede-hoteleira-sobre-monkeypox/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/13/variola-dos-macacos-jaguariuna-confirma-segundo-caso/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/08/10/sarapatel-no19-por-ismael-rielli/