TRE – MG recebe inscrições para coordenador de acessibilidade nas eleições

Os eleitores que quiserem ajudar pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção a chegarem até a seção eleitoral e votarem com mais facilidade podem se candidatar a coordenador de acessibilidade nas Eleições 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) está convidando eleitores para atuarem nesta função no pleito de outubro.

Segundo o TRE-MG, os voluntários serão distribuídos em 1.800 locais de votação em Minas e ajudarão ainda prestando esclarecimentos sobre direitos, como votar em uma seção de fácil acesso e ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança na cabine de votação.

A atuação dos coordenadores é obrigatória em todos os locais de votação de Belo Horizonte e do interior que tenham a partir de 3 mil eleitores. Eles devem estar disponível um em cada turno do dia (manhã e tarde).

De acordo com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-MG, os coordenadores estarão presentes em 436 locais em Belo Horizonte e em 1.399 locais de votação de 360 municípios no interior de Minas. Será necessária, portanto, a colaboração de 3.670 eleitoras e eleitores nessa função.

Na microrregião do Circuito das Malhas do Sul de Minas há vagas para coordenadores a acessibilidade na seguintes cidades:

  • BUENO BRANDÃO
  • JACUTINGA
  • MONTE SIÃO
  • OURO FINO
  • MUNHOZ
  • INCONFIDENTES
  • POUSO ALEGRE

Confira a relação completa de cidades que terão coordenador de acessibilidade.

Como se candidatar

Os interessados em atuar como coordenador de acessibilidade devem entrar em contato com a zona eleitoral na qual são registrados como eleitores para se inscreverem. O contato pode ser feito pelo Disque-Eleitor, no telefone 148.

Mesmo nos 492 municípios do interior em que não há nenhum local com obrigatoriedade de ter coordenador de acessibilidade, eleitoras e eleitores podem procurar o cartório eleitoral para manifestar interesse em colaborar.

Caberá à zona eleitoral responsável por cada cidade avaliar a possibilidade de nomear pessoas para a função.

Requisitos

Os coordenadores de acessibilidade precisam ter 18 anos. Eles não podem ser candidatos ou parentes de candidatos; membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; nem pertencerem ao serviço eleitoral.

Não é necessário ter uma formação específica, mas é importante que a eleitora ou eleitor tenha experiência em lidar com pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Todos os convocados para atuar como coordenador de acessibilidade receberão um guia com orientações para o exercício da função.

Benefícios

Quem atuar como coordenador de acessibilidade vai ter direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento, mas não receberá auxílio-alimentação, já que trabalhará apenas por meio período.

É importante ressaltar que a inscrição para coordenadores de acessibilidade é diferente da inscrição para mesário, ou seja, quem se inscreveu como mesário voluntário mas não foi convocado para atuar nessa função e quiser ser coordenador de acessibilidade precisa procurar a sua zona eleitoral.

Foto: (Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/31/festa-de-agosto-comeca-dia-09-em-socorro/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/30/seduc-sp-oferece-1-719-vagas-de-estagio-de-nivel-superior/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/30/amparo-policias-da-regiao-se-unem-e-prendem-quatro-por-trafico/